Bolsa passa pelo seu primeiro “sell-off” em um mês; entenda o que significa

Investidores optaram por vender rapidamente os ativos que possuem, gerando um efeito de "bola de neve"

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – O índice perdeu forças subitamente durante a tarde desta terça-feira (6), fazendo com que a queda pulasse de 1,75% para 2,45% em poucos minutos – antes de fechar em queda de 2,09%, aos 47.421 pontos. Embalados pelo pessimismo no mercado, investidores correram para vender mais ações, fazendo com que o mercado passasse pelo 1º sell-off em um mês, desde 12 de julho. 

Um “sell-off” é quando investidores optam por vender rapidamento os ativos que possuem em determinado momento, geralmente após alguma notícia negativa – ou expectativa de uma – , usualmente criando um “efeito bola de neve”, conforme as ordens de venda continuem a derrubar a pontuação do índice e ative o stop loss (ordens automáticas de liquidação) de outros investidores, impulsionando cada vez mais a queda. Isso garante a rapidez desses movimentos: nessa sessão, o índice precisou de 15 minutos para perder quase 300 pontos. 

O índice ia mostrando recuperação nas últimas semanas, mas parece ter retomado o caminho das quedas, ao fechar abaixo dos 48.800 pontos. Nessa sessão, i Ibovespa oscilou entre perdas e ganhos no começo das negociações, em meio às diversas referências positivas vindas da Europa e dos EUA, mas o discurso do presidente do Fed de Atlanta ofuscou os indicadores – ao falar que QE3 pode começar a ser retirado nas três próximas reuniões.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Durante a tarde, o discurso de Charles Evans, do Fed de Chicago, colaborou: disse que o mercado já pode antecipar uma mudança nos estímulos na reunião de setembro. A velocidade de retirada dos estímulos norte-americanos é uma das principais preocupações do mercado, juntamente com a recuperação econômica europeia e, mais recentemente, o ritmo da desaceleração da economia chinesa. 

Tópicos relacionados