Bolsas mundiais sobem após reunião do Fed e PMIs europeus e chinês

Índices operam em alta após PMI melhores do que o esperado na zona do euro e China; fim de reunião do Fomc na véspera também repercute positivamente nesta manhã

Carolina Gasparini

Publicidade

SÃO PAULO – Os mercados mundiais operam em alta nesta quinta-feira (1), movidos por PMIs (Purchasing Manager’s Index) melhores do que o esperado na Europa e na Ásia. Além disso, na tarde da última quarta-feira (31), o Fomc (Federal Open Market Comittee) encerrou sua reunião e não sinalizou quando o Quantitative Easing 3, seu programa bilionário de compra de títulos, começará a ser retirado.

O Federal Reserve disse ainda que a economia norte-americana expandiu a um passo “modesto” no primeiro semestre, mudando ligeiramente o tom de sua análise, que na reunião anterior, em junho, sinalizava crescimendo “moderado”.A inflação abaixo da meta de 2% continua sendo um risco para a economia local, segundo o Fed, mas deve convergir para a meta no médio prazo. O comitê manteve sua taxa de juros, atualmente próxima a zero.

O discurso alivia, por hora, os temores do mercado sobre a retirada do QE3, e junto com dados chineses animou os mercados asiáticos, que também analisaram os indicadores de PIB (Produto Interno Bruto) e criação de empregos que foram divulgados na véspera nos EUA – ambos ficaram acima das projeções do mercado. Por lá, o PMI oficial chinês, divulgado pelo governo, registrou 50,3 em julho – a expectativa girava em torno de 49,8 após chegar a 50,1 no mês anterior. Já o PMI calculado pelo HSBC ficou em linha com o esperado, a 47,7. A marca de 50 no PMI separa contração e expansão da indústria.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda no noticiário que aumenta o apetite por risco do mercado, uma autoridade chinesa disse confiar que a economia do país crescerá dentro da meta oficial do governo, de 7,5% em 2013. Com as referências positivas, o índice Shanghai subiu 1,77%, a 2.029 pontos enquanto o Hang Seng avançou 0,94%, a 22.089 pontos. O japonês Nikkei também fechou em alta, de 2,47%, a 14.006 pontos, em seu maior patamar em um mês.

PMIs animam Europa
No Velho Continente, o principais índices acionários também operam no terreno positivo, após o PMI industrial da zona do euro subir modestamente para 50,3 em julho, ante projeções de 50,1, mas registrando a primeira vez que o indicador mostra expansão econômica em dois anos. Já o indicador para Itália registrou 50,4 – a expectativa era de 49,8. Com o noticiário positivo por lá, na Ásia e nos EUA, os índices locais oscilam entre ganhos de 0,48%, do francês CAC 40 e 1,16% no alemão DAX 30.

Ainda na Europa mas fora da zona do euro, o Bank of England encerrou sua reunião há pouco, mantendo sua taxa de juros em 0,5% e seu programa de compra de títulos em € 375 bilhões mensais. O índice londrino FTSE 100 registra alta de 0,26%, a 6.638 pontos.

Continua depois da publicidade

Indicadores nos EUA
No pré-market norte-americano, os contratos futuros apresentam alta de 0,70%, animados com o término da reunião do Fed e aguardando importantes indicadores nesta quinta-feira.Por lá, o Initial Claims será divulgado às 9h30 (horário de Brasília) e deve mostrar leve aumento no número de pedidos de auxílio-desemprego, segundo projeção do portal Briefing.

Já às 11h, será apresentado o índice ISM (Institute for Supply Management), responsável por avaliar o número de pedidos, produção, emprego e números de entregas e estoques nas indústrias norte-americanas – um indicador bastante acompanhado pelos analistas.