Ibovespa Futuro abre em queda acompanhando mercados mundiais

Expectativas negativas para relatório de emprego dos EUA e indicadores ruins na Europa derrubam mercados

Carolina Gasparini

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre em queda de 0,93%, a 54.190 pontos nesta sexta-feira (5), acompanhando os mercados mundiais que registram baixas enquanto aguardam dados do relatório de emprego norte-americano e analisam indicadores europeus. Dessa forma, a bolsa brasileira sinaliza ter mais um pregão no negativo, após o Ibovespa já ter alcançado na véspera seu menor patamar desde julho do ano passado.

Na Ásia, receios com a gripe aviária derrubaram o índice Hang Sang, de Hong Kong, que fechou a sessão em queda de 2,73%. Já na Europa, os principais índices europeus desabam após dados sobre vendas no varejo na região caírem 0,3%, ante alta de 0,9% no mês anterior. Também foi divulgado o PIB (Produto Interno Bruto) final europeu, que apontou queda de 0,6%, resultado já esperado pelo mercado.

Com isso, os índices europeus caem forte nesta sessão, com destaque negativo para o francês CAC 40 (-1,64%), o inglês FTSE 100 (-1,31%) e o espanhol Ibex 35 (-0,93%). O índice alemão DAX cai 1,81% apesar de dados mostrarem aumento de 2,3% nos pedidos feitos à indústria local, ante expectativa de alta de 1,2% e queda de 1,6% registrada no mês anterior.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Relatório de emprego nos EUA
Os investidores também aguardam a divulgação do relatório de emprego dos EUA, que será divulgado às 9h30 (horário de Brasília). Analistas esperam dados negativos, com aumento da taxa de desemprego e queda em número de empregos gerados no país.

Ainda nesta sexta-feira, serão divulgados por lá os indicadores de balança comercial e crédito ao consumidor, ambos com perspectivas desanimadoras. Os contratos futuros dos principais índices de ações norte-americanos apresentam quedas entre 0,5% e 0,6%.