Credibilidade do País está sendo destruída pelo governo, diz Leandro Ruschel

Recentes intervenções do governo e sinalização de que inflação pode ser deixada em segunda plano têm feito os investidores fugirem do mercado brasileiro

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa vai seguindo uma trajetória de queda nas últimas semanas, sem se importar com o movimento altista dos índices norte-americanos, que vão atingindo os patamares mais altos de sua história história. Sem crise sistêmica aparente nos mercados externos, Leandro Ruschel, sócio-fundador da escola de traders Leandro&Stormer, acredita que a culpa de tal movimento recai sobre o governo federal.

“A credibilidade do Brasil está sendo destruída pelo governo perante o investidor estrangeiro”, afirma o trader. Uma política mais intervencionista do governo de Dilma Rousseff faz com que as incertezas jurídicas cresçam: e com isso, aumenta a quantidade de investidores dispostos a sair do País e buscar alternativas, como o próprio Estados Unidos e o México.

Ruschel acha válido lembrar que a situação das principais empresas que compõem o índice não é nada positiva: a Vale (VALE3; VALE5) sofre com a possível desaceleração da economia chinesa; a Petrobras (PETR3; PETR4) com as interferências do governo; já a OGX Petróleo (OGXP3) já caiu mais de 90% desde que anunciou uma produção menor que a esperada no ano passado. “Só a interferência do governo já fez com que a Petrobras saísse do posto de petrolífera mais valiosa do mundo e já vale menos do que a colombiana Ecopetrol”, ressalta.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para ele, as medidas do governo não caem bem com os investidores estrangeiros e fazem com que o dinheiro migre para fora do País – vide as interferências vistas em 2012 nos setores elétrico e bancário. Além disso, a sinalização de que o Banco Central pode deixar o problema da inflação em segundo plano para não atrapalhar ainda mais o crescimento do País também tem causado mal estar ao mercado.

Não há bonança no exterior
Assim o mercado brasileiro mal consegue esboçar uma reação positiva, continuando a cair ainda mais, por conta do fluxo de capitais. Ruschel também destaca outro ponto que ajuda a queda: se a situação no exterior melhorou, não foi de maneira tão significativa, o que ainda inspira um pouco de cautela nos investidores. “Quando há maior otimismo, o investidor busca mercados emergentes, de maior risco, e quando há percepção clara de risco, ele volta para o mercado dos EUA. É o que estamos vendo hoje”, alerta. 

O cenário melhorou no exterior, sem dúvida, mas ainda não foi reestabelicido um período de bonança – como foi a década passada, por exemplo. Com isso, Ruschel destaca que é difícil saber se a alta dos mercados internacionais é por conta da própria recuperação econômica ou pela política de juros baixos e estímulos dos principais bancos centrais mundiais, como é o caso do Federal Reserve nos EUA e, recentemente, o BoJ (Bank of Japan).

Continua depois da publicidade

“Isso não é uma situação muito usual, do ponto de vista histórico, e se o governo estivesse fazendo o dever de casa, estaríamos sendo beneficiados, seríamos um dos portos para receber esse dinheiro”, avalia o trader. Assim, os investidores estrangeiros não teriam medo de usar os dólares recém-injetados no Brasil, que oferece prospectos de crescimento superior às economias desenvolvidas.

Diferença passada pode explicar descolamento atual
Além disso, Ruschel tem mais um motivo para a diferença de rentabilidade entre os dois mercados: eles estavam muito afastados do ponto de vista de sua relação histórica, depois que o mercado brasileiro se recuperou da crise de 2008 com muito mais agilidade do que os Estados Unidos. “Esse foi o auge do descolamento”, avalia.

A situação já havia se intensificado nos últimos anos. A correlação entre o movimento dos dois mercados era, tradicionalmente, 1 para 1. De 2002 até 2008, o Ibovespa apresentou um crescimento de mais de 800% em dólares, enquanto o mercado norte-americano subiu “apenas” 100%. Naquele período, porém, ambas as bolsas apresentaram movimento positivo – mas abriram espaço para que houvesse uma correção histórica nessa proporção.