Para segurar preço de gasolina, governo pretende tirar impostos de etanol

Essa medida, que deve impactar principalmente às produtoras Cosan e São Martinho, já que aumenta diretamente a rentabilidade delas; Petrobras também é beneficiada

Felipe Moreno

Etanol: mesmo competitiva nas bombas, a alternativa mais limpa e renovável vem perdendo espaço para a rival fóssil. (Foto: Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – Desta vez, o governo planeja retirar PIS/Cofins do etanol, afirmaram duas fontes do governo nesta quinta-feira (28) à agência Bloomberg. A intenção é retirar os impostos ou permitir que os valores pagos sejam transformados em crédito. De acordo com as fontes, a retirada só depende de Dilma Rousseff.

Essa medida, que deve impactar principalmente às produtoras Cosan (CSAN3) e São Martinho (SMTO3) – já que aumenta diretamente a rentabilidade delas. A intenção pode ser dar um alívio para os preços da commodity, permitindo que os preços do combustível, um substituto direto da gasolina, permaneçam baixos – diminuindo a “pressão” sobre à Petrobras (PETR3; PETR4). 

O governo autorizou, pouco tempo atrás, a aumentar o nível de etanol na gasolina – passando a porcentagem de 20% a 25% no dia 1º de maio. Assim, o custo do combustível fóssil é menor e a defasagem internacional diminui. Atualmente, a Petrobras é obrigada a importar gasolina do exterior à preços mais elevados para suprir a deficiência por aqui.  

Continua depois da publicidade

A medida também estimularia o consumo do etanol, o que pode diminuir a demanda por gasolina. A atual política de preços Petrobras tem sido um dos calcanhares de aquiles do governo Dilma Rousseff, recebendo críticas dos acionistas minoritários e da oposição ao governo – que taxa a medida de “irresponsável”. 

Atualmente, a companhia já gastou quase toda a quantia ganha com a capitalização com esse tipo de subsídio. Como a inflação persiste elevada, o governo resiste em elevar o preço da gasolina de forma mais acentuada – já que um aumento poderia fazer com que toda a cadeia de transporte fosse afetada.