Dennis Gartman avisa: agora é a hora de sair de ações e segurar dinheiro

Ele destaca que o movimento dos mercados na véspera foi muito chamativo, e na opinião do trader profissional pouco tiveram a ver com a ata da última reunião do Fomc

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Dennis Gartman, escritor da famosa The Gartman Letter, alertou os investidores em entrevista à CNBC nesta quinta-feira (21): uma queda mais agressiva virá no mercado acionário nos próximos dias. “Eu mudei de opinião hoje em relação ao mercado acionário, estava otimista desde outubro, mas os acontecimentos recentes me fizeram pensar duas vezes”, disse. 

Ele destaca que o movimento dos mercados na véspera foi muito chamativo, e na opinião do trader profissional, pouco tiveram a ver com a ata da última reunião do Fomc (Federal Open Market Commitee), que eram tidas como a principal referência do dia – e embora negativa, o mercado já operava em queda antes dela. “O mercado de cobre me chamou a atenção ontem e a possibilidade do ‘sequestro’ fiscal ocorrer também me chama a atenção. No fim do dia, tudo estava negativo”, diz. 

Neste momento, o ideal é guardar dinheiro para comprar mais ações na frente, quando elas estiverem em patamares mais interessantes. “Dinheiro em caixa não é algo ruim para se ter, acho que podemos ter uma queda muito séria, talvez de cerca de 7% nos principais índices norte-americanos”, destaca o trader profissional. 

Continua depois da publicidade

No momento, ele está operando na ponta vendedora, mas não com muito peso. Ele acredita que a situação deve mudar bastante com a possibilidade do término do Quantitative Easing nos Estados Unidos, como sinalizado pelo Fomc – o que ele acredita ser um “divisor de águas” para os mercados acionários. “Isso vai variar a quantia de dinheiro que vai entrar no sistema”, finaliza o editor da Gartman Letter. 

Tópicos relacionados