Itaú Unibanco fecha ainda nesta semana parceria com Corpbanca, dizem fontes

A operação envolve a criação de uma terceira companhia, que vai gerir as operações bancárias das duas instituições no Chile e na Colômbia

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO/SANTIAGO – O Itaú Unibanco (ITUB4) deve oficializar nos próximos dias uma associação com o Corpbanca, quinto maior banco do Chile em ativos, numa operação de valor não revelado, disseram à Reuters três fontes a par do assunto.

A operação envolve a criação de uma terceira companhia, que vai gerir as operações bancárias das duas instituições no Chile e na Colômbia, onde o Corpbanca tem operações de varejo e o Itaú, de atacado.

O Itaú terá 50,5 por cento da nova companhia, disse uma das fontes. De acordo com outra fonte, o Itaú deve ingressar na joint venture com um combinado de ações e dinheiro.

Continua depois da publicidade

O presidente-executivo do Itaú Unibanco para a América Latina, Ricardo Marino, está no Chile para acertar os detalhes da operação, disseram as fontes nesta terça-feira, sob condição de anonimato.

Se confirmada, a operação tornará o Itaú o terceiro maior banco comercial no Chile e marcará sua entrada no mercado de varejo da Colômbia. O Itaú já é o maior banco privado da América Latina.

O Corpbanca é hoje controlado pelo bilionário Alvaro Saieh.

Continua depois da publicidade

Consultados, o Itaú Unibanco e o Corpbanca disseram, por meio de suas assessorias de imprensa, que não iriam comentar o assunto.