Como investir em Fundos Imobiliários?

Devido à forte valorização dos imóveis nos últimos anos, os fundos imobiliários têm apresentado excelentes rentabilidades

Equipe InfoMoney

(SÃO PAULO) – Os fundos imobiliários são uma opção interessante para quem tem interesse em viver de renda. Um dos maiores atrativos desse tipo de aplicação é que o investidor pode adquirir cotas de fundos que detêm shoppings centers, edifícios comerciais de grande porte e outros empreendimentos imobiliários de sucesso por valores muito mais acessíveis.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre as principais vantagens para quem aprende a investir nestes fundos, está a exposição imobiliária diversificada, que reduz os riscos de vacância (desocupação do imóvel) e de deterioração imobiliária em certa região. A gestão profissional é outro ponto atrativo, já que existe uma pessoa especializada analisando o mercado, sempre de olho nas melhores oportunidades.

A questão tributária também é um diferencial importante. Isso porque, enquanto sobre os rendimentos provenientes de aluguéis de imóveis físicos há a incidência do Imposto de Renda, por meio dos fundos imobiliários os investidores pessoa física são isentos de IR nos dividendos recebidos. É preciso pagar IR apenas sobre a eventual valorização das cotas dos fundos imobiliários negociados em Bolsa, no mês seguinte à venda dos ativos.

As melhores análises e oportunidades em Fundos Imobiliários: participe do FII Summit, entre 22 e 24 de setembro – online e gratuito!

Mas quem pretende adquirir fundos imobiliários também precisa ficar atento às desvantagens deste tipo de investimento. Uma delas é a falta de liquidez do mercado secundário. Alguns fundos são pouco negociados na Bolsa e, se você precisar do dinheiro com urgência, pode ter dificuldade em vender suas cotas. O mesmo pode acontecer com quem pretende comprar cotas depois do lançamento do fundo.

Custos

Riscos

Vantagens 

Desvantagens 

Como investir?

1. Cadastre-se em uma corretora de valores

As cotas dos fundos são negociadas na Bolsa ou no mercado de balcão organizado. Então é preciso se cadastrar em uma corretora para conseguir adquiri-las.

2. Escolha o fundo

É importante analisar alguns dados do fundo antes de escolher, como os imóveis que fazem parte da carteira e o histórico de rentabilidade. Gestores profissionais consideram principalmente o valor dos aluguéis dividido pelo valor das cotas do fundo. O investimento é considerado atrativo sempre que o retorno proporcionado for superior ao da poupança ou outros investimentos de renda fixa.

3. Envie a ordem para a corretora

O envio da ordem é feito como no mercado acionário. Você consegue comprar pelo próprio home-broker (programa da corretora que permite a compra e venda de ações pela internet). Basta digitar o código do fundo, a quantidade de cotas desejada e o preço que está disposto a pagar por cada uma delas. Se houver alguém interessado em vender as quotas nessas condições, a transação é fechada.

As melhores análises e oportunidades em Fundos Imobiliários: participe do FII Summit, entre 22 e 24 de setembro – online e gratuito!

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.