Antes de divulgar resultados, ação da Gol cai 13% em 6 pregões, puxada por dólar

Apesar da alta exposição da companhia à volatilidade cambial, que gera instabilidade no curto prazo, os analistas do banco mantêm recomendação de compra sobre os papéis

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A poucos instantes da divulgação dos resultados obtidos no último trimestre, as ações da Gol (GOLL4) registram queda de 4,61%, cotadas a R$ 9,94 às 16h47 (horário de Brasília). Será o sexto pregão consecutivo de queda da ação, que acumula perdas de quase 13% neste período – no ano, a desvalorização chega a 22,6%. O desempenho negativo das ações GOLL4 na Bovespa é fortemente impactado pela alta do dólar no período, visto que a empresa não só tem a maior parte de seu endividamento lastreado na moeda norte-americana como também tem mais da metade das suas despesas operacionais ligadas ao petróleo – que também é cotado em dólar.

Apesar do cenário ameaçador, os analistas Stephen Trent, Juliano Navarro e Kevin Kaznica, do Citigroup, mantiveram recomendação de compra sobre as ações da Gol no último relatório que emitiram, na quarta-feira passada (6) – quando o movimento de queda ainda estava no começo. Entre os motivos apontados pela equipe do banco, encontra-se o fato de a companhia estar em seu segundo ano de alta na receita, o que fez com que ela revisasse suas perspectivas para a margem Ebitda (Ebitda/Receita Líquida) de 1% para 3%.

Com isso, os analistas acreditam que o “turnaround” da companhia esteja depreciado pelo mercado, mas destacam que os investidores têm preferido fazer operações de curto prazo com as ações da Gol, baseado nos efeitos causados pelo dólar, em vez de apostas de longo prazo. O preço-alvo projetado para as ADRs da companhia ficou em US$ 6,25.

Continua depois da publicidade

O balanço da Gol será divulgado nesta terça-feira após o fechamento do pregão.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.