Embraer dribla queda do Ibovespa e sobe 3% com possível compra de concorrente

Fabricante brasileira e a indiana Mahindra & Mahindra seriam as duas principais compradoras para a companhia norte-americana Beechcraft

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – As ações da Embraer (EMBR3) fecharam esta quarta-feira (23) com alta de 3,10%, cotadas a R$ 18,29, driblando o dia de forte queda do Ibovespa – o índice caiu 1,80%, a 55.440 pontos, após ter atingido seu maior patamar dos últimos 7 meses na véspera.

Segundo operadores ouvidos pela Agência Estado Broadcast, a companhia estaria entre as possíveis compradoras da Beechcraft. Além da brasileira, a indiana Mahindra & Mahindra também estaria entre as potenciais interessadas. A norte-americana Beechcraft é considerada uma concorrente direta da Embraer.

A Embraer também foi destaque no Financial Times, que destacou a companhia como uma das que mais viabilizam evoluções tecnológicas no Brasil, ao lado da Petrobras. Na publicação, o FT afirma que a fabricante de aviões desenvolveu um modelo de negócio no qual seus engenheiros desenham o corpo da aeronave, permitindo à empresa adotar melhores tecnologias.

Continua depois da publicidade

Paralisação pressionou ação pela manhã
Durante a manhã, os ativos da companhia chegaram a operar em queda, puxados pela paralisação entre 6 e 10 horas da unidade em São José dos Campos, no interior de São Paulo, enquanto trabalhadores dos setores administrativos e de produção realizaram assembleia. No último dia 8, a sede na capital paulista da empresa também teve o início do trabalho adiado.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a paralisação de hoje foi uma reivindicação contra a proposta da Embraer de reajuste salarial de 6,07% neste ano e de aumento real de 0,5% a partir de 2014. Além de um reajuste de, no mínimo, 8%, os sindicalistas pedem a redução da jornada de trabalho de 43h para 40h.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.