Conteúdo oferecido por

XP lança fundo de investimento em título público com custo inferior ao Tesouro Direto

XP Tesouro LFT se destaca no mercado por baixa taxa de administração; investimento mínimo é de R$ 3 mil

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Mais de um milhão de brasileiros estão cadastrados no Tesouro Direto, mas poucos deles sabem que também é possível investir em títulos públicos por meio de fundos de investimento, algumas vezes a custos inferiores do que comprando pela própria plataforma do Tesouro Nacional.

Esse é o caso do XP Tesouro LFT. Lançado em dezembro do ano passado, o fundo apresenta taxa de administração de 0,2% ao ano, abaixo dos 0,3% cobrados pela CBLC para custodiar os títulos públicos quando o investidor opta por aplicar diretamente pelo Tesouro Direto. Comparando com a relação de fundos listados no relatório de janeiro da Anbima, esse é um dos fundos de menor custo da categoria Renda Fixa Simples, considerando apenas aqueles disponíveis para pessoas físicas que não se enquadram como investidores qualificados.

Para Fausto Silva Filho, gestor de renda fixa da XP Gestão, a ideia é que esse produto seja o primeiro contato do investidor com fundos de investimentos. “Esse é um fundo estritamente pós-fixado, de volatilidade baixíssima e de risco praticamente zero”, explica. Isso acontece porque as operações envolvem apenas a compra e venda do Tesouro Selic, que é o título público atrelado à taxa básica de juros da economia e o ativo mais seguro entre as opções do Tesouro Direto, uma vez que não apresenta fortes oscilações no caso de vendas antecipadas.

Continua depois da publicidade


Fausto Silva Filho, gestor de renda fixa da XP Gestão

Por ser formado por ativos atrelados à Selic, o gestor estima um retorno médio entre 95% e 99% do CDI, que é o indicador de referência para investimentos em renda fixa. “Aplicando pelo fundo, o investidor não precisa se preocupar em rolar o investimento, que ainda tem liquidez diária”, acrescenta Filho.

Segundo balanço do fundo para dezembro do ano passado, 99% de todo o patrimônio líquido estava alocado diretamente em títulos públicos. Aos gestores, cabe monitorar o mercado e decidir quais títulos negociar quando um investidor decide aplicar ou resgatar, tendo como base o prazo de vencimento ou a demanda pelos títulos em leilões que as instituições financeiras participam. O investimento mínimo é de R$ 3.000, sem prazo de carência para resgate.

Renda Fixa Simples

Publicidade

Em 2015, a CVM emitiu a Instrução nº 563 para fomentar o mercado de fundos classificados como Renda Fixa Simples. Esses fundos devem ter pelo menos 95% de seu patrimônio líquido em títulos da dívida pública federal ou ativos com classificação de risco no mínimo equivalente aos dos títulos públicos.

Os fundos de Renda Fixa Simples devem disponibilizar aos cotistas todos os documentos e informações por meios eletrônicos e devem seguir uma série de regras, como não realizar operações de investimentos no exterior e evitar transformá-lo em fundo fechado ou alterar a sua classificação.

O XP Tesouro LFT é o primeiro fundo estruturado da XP Gestão nessa categoria. Mas, de acordo com Filho, a instituição já estuda replicar o modelo para outros títulos públicos, como os prefixados e o Tesouro IPCA+, mas ainda sem data definida. 

Continua depois da publicidade

Esse fundo está disponível para aplicar na plataforma da XP Investimentos. Se você ainda não é cliente, clique aqui e abra a sua conta.

Disclaimer:

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSE PÁGINA TÊM CÁRATER MERAMENTE INFORMATIVO, NÃO CONSTITUI E NEM DEVE SER INTERPRETADO COMO SENDO SOLICITAÇÃO DE COMPRA OU VENDA, OFERTA OU RECOMENDAÇÃO DE QUALQUER ATIVO FINANCEIRO, INVESTIMENTO, SUGESTÃO DE ALOCAÇÃO OU ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS POR PARTE DOS DESTINATÁRIOS.  OS ATIVOS, OPERAÇÕES, FUNDOS E/OU INSTRUMENTOS FINANCEIROS DISCUTIDOS NESTE MATERIAL PODEM NÃO SER ADEQUADOS PARA TODOS OS INVESTIDORES. ESTE MATERIAL NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO OS OBJETIVOS DE INVESTIMENTO, SITUAÇÃO FINANCEIRA OU NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE QUALQUER INVESTIDOR. OS INVESTIDORES DEVEM OBTER ORIENTAÇÃO FINANCEIRA INDEPENDENTE, COM BASE EM SUAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS, ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO DE INVESTIMENTO. PARA AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE UM FUNDO DE INVESTIMENTO, É RECOMENDÁVEL A ANÁLISE DE, NO MÍNIMO, 12 (DOZE) MESES.  FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. INVESTIMENTOS NOS MERCADOS FINANCEIROS E DE CAPITAIS ESTÃO SUJEITOS A RISCOS DE PERDA SUPERIOR AO VALOR TOTAL DO CAPITAL INVESTIDO. A XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A. E QUALQUER OUTRA EMPRESA DO GRUPO XP SE EXIMEM DE QUALQUER RESPONSABILIDADE POR QUAISQUER PREJUÍZOS, DIRETOS OU INDIRETOS, QUE VENHAM A DECORRER DA UTILIZAÇÃO DESTE RELATÓRIO OU SEU CONTEÚDO. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA A RENTABILIDADE DIVULGADA NÃO É LÍQUIDA DE IMPOSTOS E TAXA DE ADMINISTRAÇÃO E PERFORMANCE. LEIA O PROSPECTO, O FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR. DESCRIÇÃO DO TIPO ANBIMA DISPONÍVEL NO FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. Para quaisquer dúvidas e informações adicionais, favor contatar o seu assessor de investimentos ou o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente nos telefones 4003-3710 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-880-3710 (demais localidades). A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.