Sai gabarito da prova do INSS; veja como consultar e as próximas etapas do concurso

Pouco mais de um milhão de pessoas concorrem a mil vagas de técnicos do seguro social, cujo salário é de R$ 5.905,79.

Equipe InfoMoney

Fachada de uma agência do INSS (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Os gabaritos preliminares da prova objetiva do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram divulgados nesta terça-feira (29), pela organizadora do certame, a Cebraspe. Para acessar é preciso digitar login e o CPF aqui.

Pouco mais de um milhão de pessoas concorrem a mil vagas de técnicos do seguro social, cujo salário é de R$ 5.905,79.

Os candidatos que tiverem algum questionamento sobre a prova poderão ingressar com um recurso até as 18h de sexta (2 de dezembro), conforme prevê o edital.

Pelas regras da prova, cada acerto corresponde a 1 ponto. Já a resposta errada subtrai um ponto. Estarão eliminados da disputa pelas 1.000 vagas no instituto aquele que tiver menos de dez pontos na prova de conhecimentos básicos, menos de 21 pontos na de conhecimentos específicos ou nota inferior a 36 pontos totais.

Pelo cronograma do certame, após a análise dos recursos, os gabaritos definitivos e o resultado final das provas objetivas serão conhecidos em 22 de dezembro, data em que haverá convocação para a avaliação biopsicossocial (para pessoas com deficiência) e o procedimento de heteroidentificação (para pessoas que se autodeclaram pretas e pardas).

Problemas

Em Guarulhos, cidade da Grande São Paulo, os candidatos que concorrem à vaga de gerência executiva do INSS terão de refazer a prova, em uma outra data que será definida pela Cebraspe. No dia da primeira etapa do concurso, realizada neste último domingo (27), os candidatos esperaram mais de 2h pelas provas, o que forçou o cancelamento do concurso no local.

Na internet também foram registradas queixas relacionadas às salas cheias, à falta de fiscalização e ao nível de dificuldade das questões de conhecimento específico. Ao todo, os candidatos tiveram que responder a 120 questões ( 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos).

Segunda etapa

Um curso de formação será a segunda etapa de seleção para todos os classificados na prova objetiva, que é eliminatória e classificatória. O curso terá carga horária de 180 horas presenciais e será realizado em tempo integral.

Os candidatos, segundo o edital, receberão um auxílio financeiro equivalente à metade da remuneração inicial do cargo. A nota final será composta da seguinte forma: pontuação das provas objetivas e da fase de formação.

De acordo com a Cebraspe, a convocação para a segunda etapa será feita por meio de um edital específico.