10 sinais de que seu salário é menor do que deveria

Sentir que você está sendo mal pago pode ser um dos aspectos mais desanimadores do trabalho

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Sentir que você está sendo mal pago pode ser um dos aspectos mais desanimadores do trabalho.

“Para a maioria das pessoas a compensação financeira representa o quão bem você está realizando e progredindo no trabalho – e como você está sendo valorizado”, disse Lynn Taylor, consultor financeiro especialista em relações de ambiente de trabalho, em entrevista ao Business Insider.

Segundo ele, os funcionários nem sempre sabem se realmente o valor do salário é justo ou não, porque normalmente não têm acesso aos salários dos colegas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assim, o especialista elencou 10 sinais através dos quais você pode identificar se você está recebendo menos do que deveria ou não:

1. Uma vaga semelhante na sua empresa oferece salário maior em sites de busca de emprego

“Se houver várias posições como a sua na empresa e uma descrição de um trabalho parecido com o seu listado em algum site de emprego, e com salário maior, é um sinal de que você recebe menos do que, em tese, deveria”, diz Taylor.

Continua depois da publicidade

Pesquise se seu salário não está abaixo dos padrões da companhia e fique atento às oportunidades que aparecerem da sua empresa, através de sites de busca de emprego para monitorar os valores e ter uma base de comparação.

2. A receita da sua empresa deslanchou, mas seu salário não mudou

O salário ou o bônus dos funcionários na maioria das vezes está ligado aos resultados da empresa. “Se a receita aumentou consideravelmente em um ano, mas seu salário se manteve, você pode argumentar para pedir um aumento”, explica Taylor.

Continua depois da publicidade

3. O salário do seu primeiro emprego era algo perto do que você recebe hoje

Reflita sobre o seu primeiro emprego: você provavelmente não pensou em receber um salário muito alto, talvez você até tenha aceitado a oportunidade mesmo sabendo que o salário era abaixo do mercado, mas precisava trabalhar.

Agora pense sobre sua progressão de lá. Se sua renda não mudou muito, você provavelmente está sendo mal pago. 

Publicidade

4. Você recebe menos do que seus colegas com níveis semelhantes de experiência e formação

Embora as pessoas raramente falam abertamente sobre salário- e em muitas empresas elas são proibidas de fazer isso – você pode pesquisar em redes sociais profissionais ou grupos online onde as pessoas que trabalham em áreas semelhantes com níveis parecidos compartilham experiências sobre o seu local de trabalho e o tema do salário pode vir a aparecer. E partir disso, você compara com o que você ganha, ou então converse com amigos da mesma profissão que trabalhem em outros lugares e têm responsabilidades semelhantes com as suas.

5. Suas responsabilidades aumentaram, mas seu salário não

Continua depois da publicidade

“Se o seu chefe continua passando responsabilidades e trabalho extra, sem qualquer aumento de remuneração, nem mesmo uma discussão sobre, este pode ser um sinal de que seu salário não corresponde com a realidade”, diz Taylor. Segundo ele, outro sinal é se, por exemplo, o nome do seu cargo for atualizado, como se você estivesse sido promovido, mas seu salário permanecer o mesmo.

6. Todos ao seu redor parecem estar ganhando bônus – mas você não

Se sua empresa tem a cultura de premiar os funcionários com bônus salarial por desempenho e seus colegas sempre ganham e você não, é preciso prestar atenção nisto. Você está realmente se dedicando e merecia? Se você acha que realmente sim e não está sendo reconhecido, converse com o seu chefe para entender a situação.

Publicidade

7. Você pensa: “Estou feliz de estar empregado”, apesar do salário baixo

Você caiu em uma mentalidade complacente de ser feliz só de ter um emprego? O problema é que pensar assim pode levar você a se acomodar e, consequentemente, não alavancar sua carreira. Claro que estar empregado é bom, ainda mais em tempos de crise como os que estamos passando, mas você e seu trabalho devem ser valorizados e isso inclui o reconhecimento financeiro também.

8. Você não teve uma análise de desempenho ou aumento em mais de um ano

Se a avaliação de desempenho do trabalho foi feita e você não recebeu um aumento, mas teve um feedback positivo, você pode não estar sendo valorizado financeiramente. Não é uma regra, já que nem toda empresa trabalha com esse método de avaliação, mas adapte para sua realidade e reflita.

9. Sua empresa tem alta rotatividade de funcionários

Se há alta rotatividade de funcionários na sua empresa, apesar de haver uma cultura de reconhecimento, pode ser um sinal de que os salários na sua organização, em geral, estão abaixo do que poderiam ou deveriam estar.

10. Seu chefe é evasivo quando você decide conversar sobre seu plano de carreira

Você acha que é impossível discutir sobre seu crescimento profissional a longo prazo com seu chefe? Se sim, ele pode estar relutante, porque o assunto pode levar a uma discussão sobre aumento de salário ou algo complexo que ele não está preparado para discutir.

“Esse é um ponto que você não deve estar disposto a deixar de lado, ainda mais se seu chefe apresenta esse perfil”, afirmou Taylor.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.