Carreiras: profissionais brasileiros esperam pela oportunidade certa

Segundo estudo, 74% dos brasileiros recebem mais de uma oferta de emprego antes de aceitarem uma determinada vaga

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Os brasileiros parecem bem disputados no mercado de trabalho, segundo pesquisa desenvolvida globalmente pela Robert Walters. Segundo o estudo, 74% dos brasileiros recebem mais de uma oferta de emprego antes de aceitarem uma determinada vaga.

Os dados ainda mostram que apenas 26% dos profissionais brasileiros aceitam a primeira oferta, enquanto 13% fecham na segunda e 30% ficaram na terceira oportunidade oferecida. Boa parte, inclusive, espera até a quinta oferta (22%).

A oferta certa
“Esse dado é muito relevante porque demonstra a confiança do candidato no mercado de trabalho brasileiro. O profissional se dá a oportunidade de esperar por uma oferta que realmente o encante, seja pelo desafio, pelo pacote de remuneração ou pelo perfil da empresa”, afirma o diretor geral da Robert Walters no Brasil, Frédéric Ronflard.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A pesquisa revelou que assim como Brasil há apenas mais alguns países, como a China, onde 92% dos profissionais receberam mais de uma oferta, e a Coréia do Sul, com 91% de múltiplas ofertas.

A confiança do brasileiro parece estar melhor do que a média mundial, já que 35% dos profissionais aceitam o emprego na primeira oferta. O levantamento também mostrou em quais países os profissionais estão mais dispostos a aceitar a vaga na primeira oferta: Reino Unido, com 60%; Cingapura, com 59%; Nova Zelândia e Malásia, ambos com 52% e Japão e Vietnã, com 50%.

“Apesar dos desafios da economia global, os resultados da pesquisa indicam que há uma escassez de talentos no mundo. As empresas sabem o valor de uma boa contratação e há uma grande demanda por profissionais com alta performance”, explica Ronflard. “Também notamos na pesquisa uma tendência grande das empresas em realizar contra ofertas para tentar manter os bons profissionais”.