USP é primeira do ranking mundial em formação de doutores, diz ARWU

Pesquisa revela que universidade é a que mais forma doutores; no Brasil, Unicamp, Unesp e UFMG também se destacam na pesquisa
Por Eliane Quinalia  
a a a

SÃO PAULO - A USP (Universidade de São Paulo) foi eleita a universidade mundial que mais têm formado doutores em todo o mundo. Apenas no último ano, por exemplo, ela formou cerca de 2.192 doutores e 3.376 mestres. Os dados foram divulgados nesta semana pela ARWU (Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo, da sigla em inglês) e fazem parte de uma pesquisa elaborada pelo CWCU (Centro de Universidades de Classe Mundial) e pelo Instituto de Educação Superior da Universidade Jiao Tong, em Xangai, na China.

De acordo com o levantamento, que avaliou 682 instituições globais, a USP ficou à frente, inclusive, de universidades como a da Jordânia, de Tóquio e a de Minnesota, se destacando ainda por sua verba anual voltada para pesquisas e seus artigos científicos já publicados.

"O estudo apontou a USP como a terceira colocada no quesito verba anual e a quinta em número de artigos científicos publicados, e isso entre 1.181 instituições em todo o mundo", informa a Agência Fapesp de Notícias.

TOP 10 Mundial
Ranking Instituição País
1 Universidade de São Paulo (USP) Brasil
2 Universidade da Jordânia Jordânia
3 Universidade de Tóquio Japão
4 Universidade de Minnesota EUA
5 The Ohio State University - Columbus (OSU) EUA
6 Universidade de Michigan - Ann Arbor EUA
7 Huazhong University of Science and Technology China
8 Peking University (PKU) China
9 Jilin University China
10  Universidade de Toronto Canadá

Outras universidades
Além da USP, o ranking elaborado pela CWCU destacou outras universidades brasileiras na categoria de doutorado. Integraram a lista a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que alcançou a 38ª colocação no ranking mundial em termos de doutorados defendidos, e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), que obteve a 55a posição em doutorados concedidos e o 31º lugar em percentual de professores com título de doutor, segundo o estudo.

E engana-se quem imagina que apenas estas universidades é que foram mencionadas. Outras como a Federal de Minas Gerais e do Rio de Janeiro também se destacaram, completando o ranking nacional ao lado da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), por exemplo.

As melhores do Brasil
Ranking Instituição Estado
1 Universidade de São Paulo (USP) SP
2 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) SP
3 Universidade Estadual Paulista (Unesp) SP
4 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) MG
5 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) RJ
6
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) RS
Assuntos relacionados: Mercado de Trabalho

Deixe seu comentário