Os 5 melhores livros de 2017, segundo Bill Gates

O bilionário Bill Gates lê cerca de 50 livros por ano 

Giovanna Sutto

Publicidade

ÃO PAULO – O bilionário Bill Gates lê cerca de 50 livros por ano. “Ler é a melhor maneira de satisfazer minha curiosidade”, afirma em seu blog. “Embora eu tenha sorte de conhecer muitas pessoas interessantes e visitar lugares fascinantes através do meu trabalho, ainda acho que os livros são a melhor maneira de explorar novos tópicos que o interessam”.

O co-fundador da Microsoft listou as melhores obras que leu este ano, e que podem ser uma boa opção de leitura para você durante esta temporada de férias. Confira:

1. “The best we could do”, de Thi Bui (“O melhor que poderíamos fazer”, em tradução livre)

Continua depois da publicidade

Este best-seller é  um livro de memórias ilustrado, “explora o que significa ser um pai e um refugiado”, escreve Gates, por meio da história da família do autor, que fugiu do Vietnã do Sul em 1978. “Apesar de cobrir um assunto tão pesado, o livro é, em última instância, um livro esperançoso”, afirma.

2. “Evicted: Poverty and Profit in the American City”, de Matthew Desmond (“Despejados: pobreza e lucro na cidade americana)

O livro traz uma boa compreensão de como as questões da pobreza estão entrelaçadas, usando a crise de despejo em Milwaukee. O sociólogo de Harvard, Matthew Desmond, segue oito famílias em Milwaukee que lutam para manter uma casa e uma vida. “É lindamente escrito, provocador e inesquecível”, diz Gates.

3. “Believe Me: A Memoir of Love, Death, and Jazz Chickens”, de Eddie Izzard  

No livro, o ator e comediante Eddie Izzard reflete sobre sua infância difícil, marcada pela perda de sua mãe e sua luta pela identidade de gênero e sexualidade, e explica como ele conseguiu superar tudo. “A escrita é muito semelhante à sua voz de palco, e eu me encontrei rindo em voz alta várias vezes ao lê-lo”, diz Gates.

4. “O simpatizante”, de Thanh Nguyen

“A maioria dos livros que eu li e os filmes que vi sobre a Guerra do Vietnã concentraram-se na perspectiva americana “, diz Gates. Este romance espião, no entanto, é narrado por um agente duplo comunista. “O romance premiado de Nguyen oferece uma visão muito necessária sobre o que era ser vietnamita e viver entre os dois lados”.

5. “Energy and Civilization: A History”, de  Vaclav Smil (“Energia e Civilização: Uma história”, em tradução livre)

“Smil é um dos meus autores favoritos, e este livro é uma obra-prima”, diz Gates. A obra explora como o combustível moldou a sociedade ao longo da história. “Não é o livro mais fácil de ler, mas no final você se sentirá mais inteligente e informado sobre como a inovação energética altera o curso das civilizações”.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.