Aos 80 anos, fundador da Catho dá o melhor conselho de sua carreira

"Eu pretendo trabalhar até os 100 anos, amo o que eu faço, sou um verdadeiro ‘workaholic’", conta

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Thomas Case é o fundador da empresa de classificados de empregos Catho. Ele é americano, mas naturalizado brasileiro e tem grande experiência como empresário. Case fundou a Catho em 1977 e liderou a empresa até 2006, quando vendeu a companhia. Três anos depois, em 2009, recomeçou e fundou a Pés Sem Dor, uma companhia especializada em palmilhas ortopédicas.

A empresa vem crescendo e é a maior no ramo no Brasil. Segundo Thomas, o faturamento em janeiro deste ano aumentou 70% em relação ao mesmo período do ano passado. Ambas as ideias de negócios do empresário deram certo e ele credita o sucesso aos “investimentos na educação dos funcionários e em tecnologia”.

Todos os funcionários da empresa que ele administra recebem bolsas mensais de incentivo à graduação, cursos técnicos ou de línguas estrangeiras. “Mais do que pensar nos lucros é importante pensar nas pessoas que trabalham com você. O resto é consequência”, afirmou Case, em entrevista ao InfoMoney.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O empresário tem um currículo recheado: é bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Michigan, tem MBA pela Universidade de Oklahoma, fez um curso de extensão em Gerenciamento em Harvard e é Ph.D. em Administração, pela Universidade de Michigan.

Ele revela que o segredo para uma carreira de sucesso é nunca parar de aprender e não desistir. “Por experiência, acho que uma carreira bem-sucedida é feita por aquele profissional que está sempre disposto a aprender, se adaptar aos novos métodos e aquele que vai persistir sempre”, diz.

Aos 80 anos, Case faz uma hora de exercícios físicos antes de iniciar o dia de trabalho – acompanhado de um fisioterapeuta e não pensa em parar de trabalhar. “Eu pretendo trabalhar até os 100 anos, amo o que eu faço, sou um verdadeiro ‘workaholic’”, conta.

Continua depois da publicidade

Ele diz que sempre amou trabalhar porque se orgulha muito do que fez. “Eu sou um apaixonado pelo que faço, com a Catho ajudei a diminuir o desemprego e agora com a Pés Sem Dor, eu ajudo os brasileiros a sentirem menos dores. Penso que meu negócio faz um bem social e isso é satisfatório”, conta.

O empresário diz ainda que pensa em empreender sempre para ajudar as pessoas. “Eu nunca trabalharia com cigarro, por exemplo, não faz bem à saúde. Sou a favor de sempre ajudar as pessoas com o que faço”, afirma.

Para quem pensa em abrir um negócio, Case aconselha que “pense em um produto útil que as pessoas vão precisar. Para abrir a Pés Sem Dor, pesquisei e vi que 80% dos brasileiros sentem ou já sentiram algum tipo de dor na região dos pés, tornozelos e joelhos”, explica.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.