Príncipe saudita dá 4% de participação na Aramco para subsidiária do fundo soberano

A decisão de bin Salman, anunciada pela estatal Saudi Press Agency, aumenta ainda mais os cofres do reino, que tenta expandir a economia além do petróleo

Estadão Conteúdo

Construção da planta de Fadhili da Saudi Aramco (Divulgação/Saudi Aramco)

Publicidade

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, anunciou, neste domingo, 16, a transferência de uma participação de 4% na gigante petrolífera Saudi Aramco para uma subsidiária do fundo soberano do reino. A decisão de bin Salman, anunciada pela estatal Saudi Press Agency, aumenta ainda mais os cofres do reino, que tenta expandir a economia além do petróleo.

A participação irá para a Saudi Arabian Investment Co, conhecida como Sanabil Investments. A Sanabil está sob o controle do fundo soberano conhecido como Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês). “A transferência também solidificará a forte posição financeira e a classificação de crédito do PIF”, disse o comunicado sobre o acordo. Não foi informada nenhuma meta de investimento possível para a Sanabil ou o PIF.

A Saudi Aramco, conhecida como Saudi Arabian Oil Co., reconheceu que as ações vão para a Sanabil. Ele disse que o governo saudita continua o maior acionista da empresa de petróleo, com mais de 90% das ações. “Esta é uma transferência privada entre o estado e a Sanabil, e a empresa não faz parte da transferência e não celebrou nenhum acordo ou pagou ou recebeu qualquer produto da transferência”, disse a Aramco, em um comunicado ao mercado de ações.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro de 2022, outros 4% da Aramco haviam sido transferidos para o PIF. Apenas 1,73% da empresa, uma fatia estreita, é negociada na bolsa de valores Tadawul, da Arábia Saudita, desde a oferta pública inicial da empresa, em 2019. A Aramco tem um valor de mercado de US$ 1,94 trilhão, o que a torna a terceira empresa mais valiosa do mundo, atrás apenas da Apple e da Microsoft. Os 4% valem cerca de US$ 77,6 bilhões.

(Fonte: AP)