Em carreira / gestao-e-lideranca

9 invenções ridículas que renderam milhões para seus criadores

Você já teve uma pedra de estimação? Ou uma mola colorida? Se a resposta foi sim, então você ajudou alguém a ficar mais rico

SÃO PAULO – Todo mundo tem ideias de milhões de dólares, mas poucas são as pessoas que realmente as colocam em prática.  

Segundo o site Business Insider, para os empresários, uma boa ideia pode fornecer uma quantidade extraordinária de esperança. Mesmo que as chances de sucesso sejam mínimas, estas ideias dão às pessoas algo a aspirar maior que um cubículo chato e um chefe irritante. 

Sem falar que algumas ideias podem render um bom dinheiro.

Confira nove exemplos de invenções ridículas que valem milhões:

Pet Rock

Pet Rock
Criador: Gary Dahl
Lucro estimado: US$ 15 milhões só nos primeiros seis meses
A Pet Rock é nada mais nada menos que uma pedra de estimação. A ideia é ridícula, mas o executivo de publicidade descobriu uma maneira de vender as pedras e ganhar (muito) dinheiro com isso.

Cada pedra, que vinha em uma caixinha com feno e um manual de treinamento, era vendida por US$ 3,95, sendo que Dahl tinha um lucro em torno de US$ 3 por unidade comercializada.

Smiley Faces Yellow

Smiley Faces Yellow
Criador: Bernard e Murray Spain
Lucro estimado: US$ 500 milhões
Hoje é quase impossível imaginar um mundo sem as carinhas amarelas do Smiley sorrindo por aí. O emoticon mais famoso do mundo foi criado em 1963, por Harvey Ball; o empresário gastou US$ 45 para presentear os clientes da sua empresa, a State Mutual Life Insurance.

Porém, os dois irmãos Bernard e Murray Spain viram potencial no símbolo, compraram os seus direitos legais e incluíram a frase “Tenha um bom dia”. Depois disso, o Smiley amarelo virou moda no mundo, atingindo seu auge em 1971.

iFart App

iFart App
Criador: Joel Comm
Lucro estimado: US$ 400 milhões
O aplicativo iFart permite que o usuário reproduza barulhos irritantes ou constrangedores a partir do seu celular. O sistema, que custa US$ 0,99, foi baixado 113.885 vezes nas suas primeiras duas semanas no mercado.

Wacky Wall Walker

Wacky Wall Walker
Criador: Ken Hakuta
Lucro estimado: US$ 80 milhões
Ken Hakuta deve toda a sua fortuna a sua mãe, que lhe enviou o primeiro Wacky Wall Walker, como lembrancinha da China. Fascinado pelo brinquedo que parece andar pelas paredes, ele comprou os direitos por US$ 100.000 e começou a comercializá-lo nos Estados Unidos. Logo em seguida a invenção foi citada no The Washington Post e poucos meses depois mais de 240 milhões de unidades foram vendidas.

Icanhascheezburger.com

Icanhascheezburger.com
Criador: Eric Nakagawa e Kari Unebasami
Lucro estimado: US$ 2 milhões
O conceito de criação de legendas ridículas para fotos absurdas de animais começou com uma foto de um gato muito gordo e terminou com Eric e Kari se tornando milionários. Seu objetivo original era compartilhar a imagem para o maior número de pessoas possíveis. O nome de domínio veio da legenda que escreveu para o felino, "Eu posso ter um cheezburger?".
O sucesso foi tanto, que foi feita uma série de fotos do gato até que os fãs começaram a fazer as suas próprias montagens. Atualmente, o site recebe 35 milhões de visitas por mês e 8 mil cadastros diários. Em 2007, os criadores venderam a página para Bem Huh, por US$ 2 milhões.

Slinky

Slinky
Criador: Richard James
Lucro estimado: US$ 250 milhões
A brilhante ideia do engenheiro Richard James não passa de um acidente, quando ele deixou uma mola de alta tensão cair no chão. Em 1945, ele lançou o brinquedo no mercado norte-americano – as primeiras 400 unidades se esgotaram em 90 minutos.

Snuggie
Snuggie
Criador: Scott Boilen
Lucro estimado: US$ 200 milhões
A ideia de um cobertor com mangas é muito simples e ao mesmo tempo genial. Só no primeiro ano foram vendidas 20 milhões de unidades.

Million-Dollar Home Page

Million-Dollar Home Page
Criador: Alex Tew
Lucro estimado: US$ 1 milhão
O garoto britânico de 21 anos queria juntar dinheiro para a faculdade e criou uma home page para vender espaço publicitário. Os anunciantes adoraram a ideia e os pixels da página se esgotaram em um pouco mais de um ano.

Beanie Babies

Beanie Babies
Criador: H Ty Warner
Lucro estimado: de US$ 3 bilhões a US$ 6 bilhões
Quer o segredo para o sucesso? Faça bichinhos de pelúcia fofinhos, batize-os com nomes como “Patti, o ornitorrinco” e comemore a criação de um império de brinquedos maior que a Hasbro e a Mattel juntas. Pelo menos essa foi a história da Beanie Babies.

A grande sacada de Ty, é que ele nunca vendeu os brinquedos em grandes redes de lojas; isso tornou os brinquedos mais difíceis de obter e, portanto, mais desejáveis. 

Contato