Maioria dos profissionais pretende ter o próprio negócio ao se aposentar

Apenas 9,5% não planejam trabalhar após se aposentar

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Ter o próprio negócio é a atividade que a maioria dos profissionais planeja exercer após se aposentar, apontou a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, realizada pela Catho com mais de 53 mil entrevistados.

Mais de 51% dos respondentes projetam abrir a própria empresa ao se aposentar. Já 25,5% pretendem ser consultores independentes, 13% querem ser autônomos e apenas 9,5% não planejam exercer nenhuma atividade.

Com relação à última edição da pesquisa, realizada em 2011, houve uma leve queda entre os que querem ser consultor independente (de 27,1% para 25,5%) e os que desejam ser autônomos (de 15% para 13,8%).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já abrir um negócio próprio (de 49,8% para 51,2%) e não trabalhar mais (8,1% para 9,5%) foram os itens que apresentaram um pequeno aumento percentual. Mesmo assim o ranking de prioridades se manteve inalterado.

“A pesquisa reforça que o sonho do negócio próprio ainda é algo mais palpável após o encerramento da carreira, quando as pessoas podem se dedicar a isso, sem correr o risco de ter de arriscar tudo”, afirmou a gerente de Recursos Humanos da Catho, Angélica Nogueira.