Faça o teste e encontre o seu “Código Milionário”

Para o autor de "The Millionaire Mind", Thomas Stanley, você poderá ser rico se estiver na carreira certa. Faça o teste e veja quais são suas melhores aptidões

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Só há uma maneira de aumentar seu poder aquisitivo, ser mais feliz, levar uma vida menos estressante e ser mais saudável. Qual? Mudando de carreira.

No livro “The Millionaire Mind”, Thomas Stanley afirma que “milionários que têm grande inteligência criativa, muitas vezes, fazem uma correta decisão em sua carreira: eles selecionam uma vocação que lhes proporcionam lucros enormes e que, ao mesmo tempo, lhe dão prazer. Lembre-se, se você amar sua profissão, sua produtividade será maior e a criatividade irá surgir”.

Com essa mensagem, Stanley deixa claro uma máxima: o estresse é um resultado em dedicar um grande esforço para uma tarefa que não está alinhada com suas habilidades. Sendo assim, é mais difícil e exige maior esforço físico e mental seguir uma carreira que não é adequada à sua aptidão. Em outras palavras, seguir uma carreira que não te faz feliz é um erro grave que poderá ser um empecilho para sua ascensão profissional.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Teste
De acordo com o site MarketWach, o primeiro passo para encontrar seu “Código Milionário” é fazer o simples teste abaixo, feito a partir dos 16 tipos de personalidades da classificação tipológica de Myers Briggs Myers-Briggs, de Carl Jung.

O teste poderá te mostrar novas opções de carreira que cabem em seu perfil. É pouco provável que você deixe seu emprego atual para se tornar um designer de joias ou um músico, mas você pode encontrar a felicidade na sua profissão atual ou escolher rumos diferentes.

O teste é bem simples e sem artimanhas psicológicas. São quatro tópicos que você deverá escolher a letra inicial da palavra que mais combina com sua personalidade. Ao final dos tópicos, as quatro letras iniciais levarão a uma única combinação, o resultado do seu teste.

Continua depois da publicidade

1. Extrovertido ou Reservado? (E ou R)
Dada uma escolha, você é mais extrovertido, prefere interagir, socializar, falar e ouvir as pessoas ou é mais introvertido, prefere seu próprio mundo, ter um tempo sozinho, pensando em silêncio e trabalhando as ideias antes de lidar com o mundo real?

2. Lógico ou Intuitivo? (L ou I)
Como você capta e utiliza as informações a sua volta? Todos nós usamos os cinco sentidos para obter dados concretos, seja ver, ouvir, tocar, sentir gostos e cheiros. No entanto, o profissional lógico compara novos dados com informações que já possui. Intuitivos são orientados pelo presente e futuro, eles se atentam além dos dados concretos. Racionais confiam mais no que já foi comprovado e o intuitivo confia em palpites, conceitos e inspirações.

3. Pensativo ou Sentimental (P ou S)
Como você toma decisões? Pensativos querem fazer o que é certo, justo e equilibrado. Eles tendem a ser impessoais e imparciais, usando a lógica, racionalidade e a razão. Já os sentimentais são mais subjetivos e emotivos. Suas decisões dependem de valores individuais e empatia, e gostam de fazer a si mesmos e os outros se sentirem bem no trabalho, em casa e em outros lugares.

4. Organizado ou Adaptado? (O ou A)
Qual estilo de vida você prefere? Um organizado gosta de uma vida ordenada, com horários, planos, listas de tarefas a cumprir e com metas específicas. Já o espontâneo é mais flexível e se adapta facilmente as novas situações que preferem manter em aberto, em um ambiente de mudança, muitas vezes, até o último minuto.

Resultado
Você está em sincronia com o real ou seu estresse prejudica seu destino? Confira agora os 16 tipos de personalidade e leia a descrição que se encaixa no seu código das quatro letras iniciais.

Intelectual sistemático (EIPO, EIPA, RIPO ou RIPA)
Você é um pioneiro brilhante, energético, que adora desafios intelectuais e sempre tenta descobrir como melhorar os procedimentos e sistemas. Você é motivado em tornar seu sonho realidade e mudar o mundo. Suas decisões são baseadas no que é melhor para todos, levando em consideração seu sentimento, intuição e valores. Se há um grupo de pessoas, você tende a ser seu líder.

Planos de carreira: líderes como você pode ser encontrado em todas as áreas. Particularmente, você poderá ser feliz como um executivo de um banco, gerente de escritório, um administrador de centros de saúde ou gerente de vendas.

Guardiões do sistema (ELPO, ELSO, RLPO ou RLSO)
Você é a espinha dorsal do mundo corporativo, mais focado no presente do que no passado, com um olhar no futuro. Um planejador ávido, você regularmente investe suas fichas em escolhas mais conservadoras e dos fundos de pensão do seu sindicato. Provavelmente, também, fez uma poupança para a faculdade de seus filhos. Sua preferência é a segurança e ordem.

Planos de carreira: você é mais feliz em um ambiente organizacional, em que há uma estrutura rígida, com regras claras, mas também poderia fazer parte da força policial ou militar. Quaisquer cargos sociais lhe cabem, como supervisores, gerentes, executivos, especialistas em tecnologia ou consultores pessoais.

Profissional autônomo (ELPA, ELSA, RLPA ou RLSA)
Você prefere trabalhar para si mesmo em vez de ajudar e agradar seu empregador e os outros colegas. Você não se importa em trabalhar de uma forma independente, mesmo que isso signifique dar mais de si. Pressão, surpresas e liberdade tornam seus dias mais completos.

Planos de carreira: use o seu espírito empreendedor para começar seu próprio negócio, mesmo que não seja sua principal renda. Corretora de valores pode ser um bom lugar para começar sua carreira, pois você pode trabalhar o quanto quiser, quando quiser. Tem mais tempo e dinheiro? Invista no seu futuro financeiro por meio da compra de uma franquia ou considere alguns empregos baseados em comissões, como escritor, agente de viagens, ocupações de vendas e corretor de imóveis.

Desbravadores (EISO, EISA, RISO ou RISA)
Sua vontade de ajudar os menos afortunados e sua compaixão pelas pessoas te inspira diariamente. Você é idealista e apaixonado pelo trabalho, pela vida e pelo potencial das pessoas. Você nasceu para inspirar, incentivar e motivar. Você tem fortes instintos psíquicos, que são muito intuitivos e hábeis em interpretar a linguagem corporal dos outros.

Planos de carreira: o trabalho social, ensino, relações públicas, conselheiros e especialistas em recursos humanos são todas as carreiras que, naturalmente, constroem um espírito de compaixão com as pessoas.

Tópicos relacionados