Transforme seu estágio em um emprego efetivo

Um estágio é uma ótima oportunidade para que você ganhe experiência e turbine seu currículo. Saiba pular para a próxima etapa

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Um estágio é uma ótima oportunidade para que você ganhe experiência e turbine seu currículo. Além disso, também pode ser a porta de entrada para um emprego efetivo na empresa em que você trabalha. Para conseguir alcançar esse objetivo, confira as dicas a seguir:

1. Expresse seu interesse
Deixe suas intenções claras para a empresa. Ao invés de pensar que se trabalhar muito durante seu estágio irá conseguir o emprego com toda a certeza, deixe seu chefe saber que está interessado em desenvolver sua carreira ali.

2. Fique a par de tudo que acontece
Não espere conseguir o emprego se você é sempre o último a saber das novidades. Fique a par de tudo o que ocorre na área em que você trabalha e também na empresa. Para fazer isso com eficiência, você pode, por exemplo, fazer alertas de notícia no Google e seguir profissionais de destaque nas redes sociais.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

3. Faça as perguntas certas
As pessoas normalmente esperam que os estagiários cometam erros básicos. Uma maneira de se destacar é evitar esse tipo de falha. Uma muito comum, por exemplo, é não ter atenção especial para as palavras escolhidas. Ao invés de falar com gírias e de maneira confusa, procure ser profissional e claro naquilo que diz e faz. Você irá transparecer a imagem de alguém maduro e capaz.

4. Não faça promessas, surpreenda
Seja humilde e realista sobre suas capacidades. Ao invés de prometer que fará tudo e mais um pouco, evite fazer promessas e surpreenda seus superiores.

5. Registre suas conquistas
Mantenha controle sobre tudo aquilo que você alcança em seu trabalho. Você poderá usar essas conquistas como argumento para a efetivação.

Continua depois da publicidade

6. Cuidado com o perfeccionismo
É muito melhor terminar os trabalhos dentro do prazo do que se atrasar por conta de seu perfeccionismo. A preocupação com os detalhes é algo bom, mas também pode servir como armadilha para atraso e estresse, podendo levar até mesmo a advertências de seu chefe.

7. Não fique de mãos abanando
Se você terminou tudo aquilo que seu chefe passou para fazer, não cometa o erro de se perder nas redes sociais ou em outras coisas que não são relacionadas ao seu emprego. Deixe claro que você está disponível para novas tarefas e mostre iniciativa e pró-atividade. Se você perceber que há coisas pendentes, não espere ordens para cumpri-las.

8. Conheça outros departamentos
Não mantenha seu foco apenas naquilo que faz ou exclusivamente no departamento em que trabalha. Busque conhecer as outras áreas da empresa e como elas funcionam em geral. Essa perspectiva irá enriquecer a maneira como você enxerga suas funções e impacto na companhia.

9. Pense coletivamente
Aja e se comunique no coletivo. Ao invés de dizer “eu”, “meu” ou “para mim”, se expresse no plural, “nós”, “nosso”, “para nós”. O sentido de trabalho em equipe e pertencimento fica evidente quando você se comunica dessa maneira.

10. Seja sempre positivo
Como estagiário, você deve trazer uma perspectiva mais fresca ou inovadora para o grupo. Ao invés de se sentir intimidado ou pessimista em relação aos projetos, procure demonstrar um foco positivo.

11. Busque avaliações
Avaliações de seu trabalho são essenciais para conseguir resultados cada vez melhores e evitar repetição de erros. Se seu chefe não costuma oferecer críticas construtivas, mostre que você está interessado em se desenvolver.

12. A reunião
Quando seu período de estágio estiver na reta final, reúna a lista de conquistas e sua relação de objetivos para o próximo período, seja dentro ou fora da empresa. Quando se reunir com seu chefe para a reunião, antes de tudo, expresse sua gratidão pela oportunidade e destaque tudo aquilo que pode aprender com a experiência.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.