Em carreira / emprego

12 hobbies que melhoram o seu currículo e podem ajudar você a conseguir um emprego

Como contou a conselheira de carreira Alyssa Gelbard, os hobbies podem acrescentar valor ao seu currículo se tiverem alguma relação com o emprego ou área que você está buscando

SÃO PAULO – O currículo é a porta de entrada dos profissionais para as empresas; mais do que isso, é o responsável pela primeira impressão que o recrutador terá sobre ele. Uma das informações que aconselham a não mencionar no currículo é a de hobbies, já que, normalmente, eles ocupam espaço que informações sobre carreira e educação poderiam ter.

Entretanto, como contou a conselheira de carreira e fundadora da Résumé Strategists, Alyssa Gelbard, ao Business Insider, eles podem de fato acrescentar valor ao currículo se forem explicados e listados da forma certa – e, principalmente, se estiverem relacionados ao emprego que você deseja. "Se o hobbie fizer você se destacar como candidato, seria interessante mencioná-lo no currículo", disse.

“Quando um potencial empregador vê os hobbies de candidatos, ele dá uma ideia da personalidade do candidato”, disse a consultora. “Mas lembre-se: qualquer informação que você mencionar em seu currículo pode ser usada ou questionada durante a entrevista, então tenha certeza de que você realmente pode falar sobre o hobby que mencionou”, completou.

Ela também separou os doze principais hobbies que devem ser mencionados no currículo e porque:

Ioga
“Se você está procurando um emprego em um ambiente movimentado, ocupado, com muitas energias, a ioga pode tornar você mais atraente porque demonstra que você aguentará a pressão”, disse a consultora.

Esportes aventureiros
Ultra maratonas, corridas de bicicleta em montanhas ou skydiving podem mostrar aos empregadores que você se sente confortável ao forçar os limites. Mostra também que você é disciplinado, não tem medo do desconhecido e calcula os riscos que vai tomar.

Segundo Alyssa, essas características são desejáveis em papéis de liderança, principalmente em empresas que estão crescendo.

Esportes de resistência
Competir em maratonas, triatlos e ciclismos mostram que o candidato tem tenacidade e dedicação, já que são esportes difíceis. As áreas de vendas, gerência de contas e desenvolvimento, entre outras, são as que podem requerer essas características do candidato.

Ser capitão de um time
Além de praticar esportes em equipe, que por si só demonstram a sua capacidade de jogar em equipe, ser o capitão de uma equipe acrescenta a habilidade de liderança à sua lista.

Ter um blog
Se você está procurando um emprego na área de comunicação ou marketing, a habilidade de escrita e administração de um blog pode ser importante. Entretanto, tenha cuidado: para colocar isso como um hobby, você deve ter certeza de que seu blog está atualizado, suas postagens são bem escritas e não possuem erros.

Jardinagem
“A paixão por jardinagem pode ser um bom hobby para contar aos empregadores se você está buscando empregos na área de sustentabilidade e energia limpa. Isso mostra que você se importa com a natureza e o meio ambiente”, disse.

Fotografia
O hobby de fotografia passa a impressão de criatividade, posicionamento e paciência, o que, segundo Alyssa, podem ser úteis em posições de agência de marketing e outras áreas envolvendo comunicação.

Se você possui um portfólio bem cuidado, encaminhe-o para os possíveis empregadores.

Tocar um instrumento
Independente da área ou cargo que você está buscando, mostrar que você toca algum instrumento, como violão clássico ou violino, pode indicar que você tem potencial, já que mostra que você é dedicado, possui foco e disciplina.

Hobbies inusitados – de uma forma positiva
Qualquer hobby que possa levar a uma conversa interessante deve ser mencionado em seu currículo, segundo a especialista.

Entrevista de emprego
(Divulgação/Shutterstock)

Contato