16 atitudes de candidatos que irritam recrutadores

Publicação no Reddit abre espaço para empregadores dizerem como não agir em entrevistas

Paula Zogbi

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Com mais de 500 respostas, uma questão feita no fórum Reddit pode ajudar candidatos a empregos do mundo inteiro a passarem uma boa primeira impressão na hora da entrevista com o recrutador.

Além de ter uma boa experiência e perfil para ocupar a vaga, o candidato ideal é aquele que consegue causar uma boa primeira impressão. De acordo com os recrutadores que participaram, além das regras básicas de comportamento, há diversas pequenas atitudes na “hora H” que podem acabar custando a oportunidade.

Confira algumas delas:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Receber ajuda dos pais para conseguir a vaga

“A cada ano eu vejo mais pais indicando seus filhos a empregos. Essa é uma forma de não conseguir emprego, queremos pessoas que se importem tanto com o trabalho quanto nós, e se você não se importa em ir atrás por si nós não podemos levar você a sério”, explica um usuário do fórum. Mesmo que seus pais tenham ótimas intenções, isso pode prejudicar o candidato.

2. Chantagem emocional

Continua depois da publicidade

“Dizer o tanto que você precisa de um emprego por causa de todos os problemas que tem vai fazer com que eu jogue sua ficha no lixo”, diz uma das respostas. De acordo com o autor, pessoas com muita bagagem tendem a trazer problemas ao ambiente de trabalho.

3. Erros de grafia no currículo

“É óbvio que todos cometemos erros, mas se você não tem tempo para reler algo tão importante, eu não preciso de você”, diz outra resposta.

4. Não ter cuidado com as redes sociais

Postagens racistas ou “imbecis” podem acabar com a sua chance de conseguir um emprego, de acordo com os recrutadores do Reddit. Dica: mantenha as postagens bloqueadas mesmo que suas redes sociais não tenham muito conteúdo.

5. Mentir

Mais de uma pessoa respondeu na página dizendo que essa é a pior coisa que o candidato pode fazer. Embora alguns digam que não é necessário ser 100% honesto, o conselho é tentar ser o mais “aceitável” possível nas respostas.

6. “Congelar” nas respostas

“Para mim, é menos importante que todos consigam responder 100% das perguntas corretamente. Quero conseguir ver que eles pensaram no processo enquanto trabalhavam na resolução do problema”, diz uma das postagens. O problema não é parar para pensar, mas sim parecer que não está pensando profundamente na questão: e eles dizem que é fácil saber a diferença.

7. Atrasar

Um usuário disse que fica estupefato com pessoas que aparecem atrasadas para entrevistas e ainda se perguntam por que não conseguiram a vaga.

8. Usar roupas inapropriadas

“Se você não consegue se vestir apropriadamente para uma entrevista, não consegue se vestir bem para o trabalho”, diz uma resposta.

9. Exagerar no currículo

“Qualquer pessoa com experiência na sua indústria sentiria cheiro dissp [exageros] nos primeiros noventa segundos de entrevista”, escreve um usuário.

10. Usar um e-mail inapropriado ou um servidor antigo

Nada de rafinha_89@hotmail.com. Muitos usuários acreditam que isso mostra que o candidato não é muito inteligente ou está ultrapassado.

11. Falar sobre crenças religiosas

“Há lugar e hora para tudo”, diz um recrutador que complementa que, se um candidato falar sobre religião no formulário ou na entrevista, será desclassificado.

Caso seja presidente de uma associação religiosa ou tenha feito algo na igreja que possa acrescentar à sua experiência profissional, coloque no currículo, mas mostre por que isso é importante.

12. Falar mal das empresas anteriores

Para quem faz a entrevista, pessoas que falam mal dos antigos chefes podem ter “problemas com autoridades ou com colegas de trabalho”. Alguns comentários citados foram “meu chefe era incompetente” ou “tinha favoritos”, ou ainda “não me dava as férias que eu pedia”.

13. Mandar o currículo usando e-mail corporativo

Além de isso ser confuso, vai ser impossível o recrutador entrar em contato novamente caso o candidato saia da empresa.

14. Manter o celular ligado

A não ser que você esteja no meio de uma situação de vida ou morte – e nesse caso deve remarcar a entrevista – deslige sempre o celular. Dar atenção ao aparelho demonstra desinteresse na entrevista.

Para outro recrutador, caso o candidato de fato precise manter o celular ligado, deve garantir que o toque do telefone seja genérico e que a pessoa que está entrevistando saiba que há uma situação emergencial em curso – como sua esposa entrando em trabalho de parto, por exemplo.

15. Estar com mau cheiro ou mau hálito

Usar muito perfume também pode ser um problema, porque cheiros muito fortes incomodam algumas pessoas. Tome precauções para estar com os cheiros certos na medida certa e causar boa impressão.

16. Tirar fotos na recepção

Se você chegou cedo à entrevista, não use o tempo extra para alimentar seu Instagram ou Snapchat. Para uma usuária do fórum, ficar usando o celular durante a espera não causa uma boa impressão. Folheie seu currículo ou converse com a recepcionista, se for o caso, ou apenas observe o ambiente.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney