5 motivos para você prestar concurso público neste ano

Mesmo com o governo cortando gastos e fechando algumas vagas e concursos, ainda existem oportunidades, tanto para quem já se prepara há muito tempo, quanto para quem vai começar os estudos agora

Júlia Miozzo

Preços da educação, em especial dos cursos formais, foram destaque do indicador nesse início de ano

Publicidade

SÃO PAULO – Neste ano, cerca de 100 mil pessoas devem ser convocadas para cargos públicos, mesmo com a suspensão de algumas vagas. Além disso, novas vagas foram abertas para o IBGE e INSS, mais de 1.300 vagas no total.

“Esperamos uma retração do mercado de concursos públicos no primeiro semestre de 2016 e uma recuperação a partir do mês de agosto”, explicou o empreendedor Vincenzo Papariello Júnior, sócio-fundador da startup VP Concursos. Mesmo com o governo cortando gastos e fechando algumas vagas e concursos, ainda existem oportunidades tanto para quem já se prepara há muito tempo, quanto para quem vai começar os estudos agora.

Entrar para um cargo público é o desejo de boa parte da população. Mesmo se você estiver satisfeito com seu emprego, Vincenzo citou alguns motivos alguns motivos que podem te convencer a prestar um concurso neste ano. Confira:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Novas experiências
Para quem deseja mudar de emprego ou de área, prestar um concurso público é uma boa opção, já que muitos dos processos seletivos não exigem experiência anterior.  Algumas dificuldades podem aparecer para quem deseja ter novas experiências, como a necessidade de uma formação superior específica e relacionada à área.

Longe da crise
Mesmo com os cortes nas vagas públicas nesse ano ou em um cenário de crise, uma das vantagens do cargo público é a estabilidade, mesmo em um cenário de corte de gastos.

Qualidade de vida
Na maioria dos casos, o funcionário público conta com bons salários, jornada de trabalho com horário fixo e, claro, a já falada estabilidade. “A hora extra, que tanto atormenta quem atua na iniciativa privada, não é uma prática comum”, explicou Vincenzo.

Continua depois da publicidade

Meritocracia
Aqui, o candidato não depende de indicações ou um networking para conseguir uma vaga, já que a admissão para o cargo público é feita através de um processo seletivo. O único requisito é ser aprovado no concurso.

Consciência coletiva
Alguns dos cargos públicos como medicina, enfermagem, assistência social, polícia, diplomacia e outros são cargos de grande responsabilidade social e, por isso, colocam o profissional em contato direto om a população. Esses são alguns dos cargos que requerem que o profissional estude, pois são os mais concorridos.