Quer ganhar mais como freelancer? Estas 6 dicas podem ajudar

Se o profissional for disciplinado, é possível desfrutar as vantagens da flexibilidade de horários sem sofrer com a incerteza

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A instabilidade do mercado já não é mais segredo. Com a crise econômica e o aumento do desemprego, muitos profissionais acabam trabalhando como freelancers ou autônomos, mesmo que esta não seja a preferência de todos.

Mas não ter um emprego fixo não precisa ser um problema. Se o profissional for disciplinado e souber como trabalhar de casa, é possível desfrutar as vantagens da flexibilidade de horários e da liberdade sem sofrer com a incerteza do dinheiro na conta no final do mês.

As especialistas do blog Finanças Femininas separaram 6 dicas para que os profissionais autônomos se organizem e passem os meses sem grandes surpresas, ganhando mais:

Continua depois da publicidade

1. Cobre

As empresas contratam profissionais autônomos para não precisar arcar com os custos de um funcionário registrado – mas, muitas vezes, também entra no jogo a vontade de cobrar menos pelo mesmo serviço.

Para não cair em ciladas, as especialistas avisam: não tenha medo de cobrar o preço justo. Negocie, mas não deixe que seu trabalho seja subvalorizado.

2. Conheça seu tempo

Trabalhar em casa não significa que você deva trabalhar mais do que outras pessoas. Saiba calcular seu tempo para não aceitar mais trabalhos do que consegue realizar – e até mesmo para saber o quanto cobrar por cada serviço.

3. Mantenha uma tabela de preços

É mais fácil para o cliente e para você já ter em mente quanto vale cada um dos seus serviços. Manter essas informações abertas aos interessados evita conversas constrangedoras desnecessárias entre desavisados e facilita o planejamento financeiro para ambos os lados.

4. Mostre seu trabalho aos interessados

Criar um portfólio ou uma página organizada em redes sociais é importante para a divulgação do trabalho de um freelancer. Ajuda na divulgação e atrai mais pessoas interessadas, além de facilitar o contato e aumentar a procura. Mantenha seu trabalho muito bem apresentado para ganhar respeito.

5. Deixe claro que os preços aumentam

Essa vale principalmente para quem tem clientes fiéis. É importante que quem contrata seus serviços compreenda que os valores, naturalmente, mudarão. A procura e o preço dos materiais utilizados são alguns dos fatores que modificam valores de trabalhos, deixe isso claro.

6. Seja confiável

Estabeleça prazos e cumpra estes prazos. Sempre. Quem é comprometido tem mais chances de ser recomendado ou fechar mais negócios com o mesmo cliente.

Tópicos relacionados

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney