Quer trabalhar na Apple? Prepare-se para responder estas difíceis perguntas

Algumas requerem a solução de problemas de matemática, enquanto outras são simples, mas requerem criatividade e estratégia em suas respostas

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Uma das maiores empresas do mundo, a Apple também é conhecida por ser uma das melhores para se trabalhar.

Como sua maior concorrente, o Google, e outras grandes companhias de tecnologia, o processo seletivo é complexo e envolve perguntas técnicas, suas experiências anteriores e, principalmente, questões “quebra-cabeça” extremamente seletivas.

Com base em posts do site Glassdoor, o Business Insider encontrou as perguntas mais difíceis já feitas pela Apple em entrevistas de emprego. Algumas requerem a solução de problemas de matemática, enquanto outras são simples, mas requerem criatividade e pensamento estratégico em suas respostas.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Confira as perguntas mais difíceis já feitas para os candidatos:

1. “Conte-me algo que você fez em sua vida do qual você é orgulhoso “, feita a um candidato a Gerente de engenharia de software.

2. “Quais são seus defeitos e como aprendeu com eles?”, feita a um candidato a Gerente de software.

Continua depois da publicidade

3. “Descreva um problema interessante e como você o resolveu”, feita a um candidato a Engenheiro de software.

4. “Explique a uma criança de oito anos o que é um roteador e quais as suas funções”, feita a um candidato a Conselheiro em casa.

5. “O que te traz aqui hoje?”, feita a um candidato a Engenheiro de software.

6. “Você possui 100 moedas em uma mesa, cada uma com um lado cara e coroa. 10 delas estão viradas com a cara para cima, 90 com coroa. Você não pode sentir, ver ou descobrir qual lado está para cima de nenhuma maneira. Divida as moedas em dois montes que possuam o mesmo número de caras.”, feita a um candidato a Engenheiro de software.

7. “O que você quer fazer daqui 5 anos?”, feita a um candidato a Engenheiro de software.

8. “Por que você quer integrar a Apple e o que você perderá em seu emprego atual se a Apple te contratar?”, feita a um candidato a Engenheiro de software.

9. “Descreva-se: o que te anima?”, feita a um candidato a Engenheiro de software.

10. “Como você testaria uma torradeira?”, feita a um candidato a Engenheiro QA de software.

11. “Se nós o contratássemos, com o que você ia querer trabalhar?”, feita a um candidato a Engenheiro de software sênior.

12. “Existem três caixas: uma contém apenas maçãs, outra contém apenas laranjas e uma contém ambas as frutas. As caixas foram rotuladas incorretamente e nenhuma das etiquetas identifica o conteúdo da caixa. Abrindo apenas uma caixa e sem olhar o conteúdo, você pega uma fruta. Apenas olhando a fruta, você pode rotular todas as caixas corretamente?”, feita a um candidato a Engenheiro QA de software.

13. “Você já discordou da decisão de um supervisor? Como abordou a discordância? Dê um exemplo específico e explique como você retificou esse desentendimento, qual foi o resultado final e como o supervisor o descreveria hoje”, feita um candidato a engenheiro de software.

14. “Por que deveríamos contratar você?”, feita a um candidato a Engenheiro de software sênior.

15. “Você é criativo? No que você consegue pensar que seja criativo?”, feita a um candidato a Engenheiro de software.

16. “Descreva uma experiência humilhante” feita a um candidato a Especialista em varejo.

17. “O que é mais importante: consertar o problema do consumidor ou criar uma boa experiência do consumidor?”, feita a um candidato a Conselheiro de casa.

18. “Você parece ser positivo, que tipos de coisas o deixam para baixo?”, feita a um candidato a Especialista de sala da família.

19. “Mostre-me como você mostraria a um consumidor que quer ajuda-lo apenas usando a sua voz”, feita a um candidato a suporte técnico. 

20. “Dado um tipo de aplicativo iTunes que faz download de diversas imagens que ficam obsoletas ao longo do tempo, que estratégia você usaria para nivelar as imagens não usadas?”, feita a um candidato a Engenheiro de software.

21. “Se você recebe uma jarra com um mix de moedas reais e falsas e você pega uma, a joga três vezes e obtém a sequência cara, cara e coroa, quais as chances de você ter pego uma moeda real ou falsa?”, feita a um candidato a analista líder.

22. “Qual foi seu melhor dia nos últimos 4 anos? E o pior?”, feita a um candidato a Gerente de engenharia de projetos.

23. “Quantas crianças nascem todos os dias?”, feita a um candidato a Gerente de fornecimento global.

24. “Quando você entra em uma Apple Store como consumidor, o que você nota sobre ela ou como se sente na primeira vez que entra?, feita a um candidato a Especialista.

25. “Como você testaria seu aplicativo favorito?”, feita a um candidato a Engenheiro QA de software.

26. “Se você tem dois ovos e quer descobrir de qual andar mais alto você pode jogá-lo sem que ele quebre, como você faria isto? Qual a melhor solução?”, feita a um candidato a Engenheiro de software.

Tópicos relacionados