Aposentados voltam ao mercado de trabalho por falta de talentos

Quase 40% dos aposentados inativos receberam pelo menos uma oferta de emprego nos últimos três meses

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta quinta-feira (23), é comemorado em todo Brasil o Dia do Aposentado. Mas, para muitos profissionais já veteranos no mercado de trabalho, os tempos de descanso estão longe de chegar, isso porque cada vez mais aposentados recebem propostas bem atrativas para retornar ao antigo emprego ou trocar de trabalho.

Um levantamento da VAGAS Tecnologia, empresa especializada em consultoria em processos seletivos, mostra que 36% dos aposentados inativos receberam pelo menos uma oferta para voltar ao trabalho nos últimos três meses. Já entre os 47% aposentados que se declararam ativos, 80% pretendem trocar de emprego.

Por sua vez, da maioria ativa que pretende conseguir um novo emprego, mais de 80% buscam remuneração superior à atual. De acordo com a gerente de relacionamento da consultoria, Fernanda Diez, há um percentual relevante, de 36%, que está de olho num salário 50% acima do que ganha hoje. “É uma nova configuração no mercado de profissionais seniores”, disse a executiva.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A busca por profissionais já aposentados é um fenômeno novo no País, impulsionado pela escassez de profissionais qualificados. “ A população da terceira idade continua sendo muito requisitada por sua experiência e qualificação”, explica Fernanda.

Volta ao mercado
Para os aposentados que estão fora do mercado de trabalho e pretendem voltar à ativa, que representam 48% dos entrevistados, o cenário também se encontra positivo. O estudo mostra que 36% dos aposentados inativos receberam pelo menos uma oferta para voltar ao trabalho nos últimos três meses. Entre os motivos destacados para voltar ao trabalho, aparecem: gostam de trabalhar, sentirem-se mais ativos, ter uma renda extra para complementar orçamento e ajudar a família.

Os profissionais ativos e inativos também informaram em qual área mais gostariam de atuar. Destacaram-se Engenharia Civil, Mecânica e Eletrotécnica; Administração de Empresas e Vendas.

Continua depois da publicidade

Metodologia
O perfil identificado é de idade média de 68 anos, pertencente à classe média e bacharelado completo. O levantamento, feito em novembro e dezembro de 2012, se baseou nos currículos cadastrados no portal de carreira vagas.com.br. Dos 476 entrevistados, 82% declararam estar aposentados e 18% ainda não. Dos declarados aposentados, 73% afirmaram estar nessa condição há pelo menos três anos.