Quais são as mentiras mais comuns que os recrutadores contam

Confira nove possíveis mentiras que os recrutadores podem contar durante a entrevista de emprego ou processo seletivo

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As entrevistas de emprego são situações estressantes. Antes mesmo de conversar com qualquer entrevistador você já passou pela ansiedade de chegar na empresa no horário combinado, mas não muito cedo, de escolher a roupa certa e não parecer desesperado, fazer pesquisas sobre a vaga e sobre a empresa. Enfim, são muitos os fatores que podem fazer com que uma entrevista de emprego seja estressante.

Onde os recrutadores entram nessa história? Bom, eles são, provavelmente, os responsáveis pela primeira impressão que você terá do emprego e da companhia. Por diversas razões obscuras, muitos costumam se aproveitar dessa situação para contar certas verdades convenientes que, na maioria dos casos, se revelam grandes mentiras.

A seguir, confira nove possíveis mentiras que os recrutadores podem contar durante a entrevista de emprego ou processo seletivo:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. “Você está na liderança por essa posição.”
Isso pode ser verdade, mas é algo muito superficial para que você baseie as suas esperanças com segurança.

2. “Pensamos que sua vida fora do trabalho é tão importante quanto ele.”
Esse tipo de frase faz com que os candidatos acreditem que jamais farão horas extras ou que irão trabalhar nos finais de semana. Infelizmente, poucos têm a sorte suficiente de experimentar apenas horas de trabalho convencionais.

3. “Oferecemos benefícios excelentes.”
A empresa pode até oferecer os excelentes benefícios, mas é importante que você converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam ali para entender qual é o outro lado da moeda ou se esses benefícios são realmente tão bons, ou melhor, reais.

Continua depois da publicidade

4. “Estamos contratando alguém para ajudar você.”
Esse pode ser um sinal bem claro de que há muito trabalho a ser feito por quem ocupar a vaga, possivelmente indicando uma sobrecarga de funções e tarefas.

5. “Nossa empresa não possui nenhum drama ou regras.”
Você imagina uma empresa que esteja em funcionamento e que não possui nenhum drama ou regra? Pode ser que a companhia em si não tenha o número de políticas para as quais você está acostumado, mas a utopia de uma empresa sem dramas não é possível no mundo real.

6. “Ainda não temos certeza do salário.”
O salário já deve estar determinado se eles estão em busca de um profissional para preencher a vaga. A insegurança transmitida por essa frase, especialmente durante a entrevista, deve ser considerada quando você for tomar sua decisão sobre aceitar ou não a proposta de emprego.

7. “Oferecemos muito treinamento e preparo antes que você comece o trabalho.”
Desconfie desse tipo de sentença e procure saber como realmente funciona esse treinamento para que você não acabe em uma posição que não deseja para sua trajetória profissional.

8. “Faremos uma decisão rápida.”
Mesmo nas melhores hipóteses, o tempo entre a entrevista de emprego e o início de trabalho é de algumas semanas. As burocracias no departamento de recursos humanos e outras etapas do processo não garantem que você comece o trabalho imediatamente.

9. “Se isso não funcionar, iremos manter você em mente para outras oportunidades.”
A verdade é que na maioria dos casos isso jamais ocorre. Mesmo que eles realmente tenham alguma vaga posterior que se encaixe em seu perfil, pode não ser o que você deseja para a carreira. Não espere esse tipo de retorno das empresas e corra atrás das suas próprias oportunidades.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia