8 aplicativos para smartphone que todo profissional precisa ter

Já que é impossível vetar o uso dos smarphones no trabalho, que tal saber lidar com eles e aumentar sua produtividade e organização?

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Enquanto a utilização dos smartphones no ambiente de trabalho pode atrapalhar a atenção e rendimento, é inegável sua utilidade na vida dos profissionais. Além de jogos, câmeras e outras funções de entretenimento, existem aplicativos que podem ajudar na produtividade, criatividade e organização de tempo e atividades do cotidiano na empresa.

Um pesquisa realizada recentemente revela que três quartos dos executivos de TI (Tecnologia da Informação) usam smartphones e tablets para se organizarem e a poupar dinheiro.

Mas, com mais de um milhão de aplicativos disponíveis, pode ser improvável achar os melhores e mais eficientes. Por isso, o site CareerBliss.com fez uma lista junto a especialistas em tecnologia com oito aplicativos considerados “must-have”, que você não pode trabalhar sem. Confira abaixo:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Evernote
Você simplesmente não pode falar sobre aplicativos que aumentem sua produtividade, atenção e organização sem mencionar o Evernote. Nele, você pode anotar ideias e criar listas de tarefas, além de ser fácil de usá-lo. Ele também pode organizar e fazer um clipping (coleta) de artigos e notícias enquanto você navega na internet. O aplicativo é gratuito para iPhone, iPad e iPod.

Pages
Este aplicativo permite que você leia arquivos trazidos de outros computadores e também para escrever. Com ele, você pode criar documentos com imagens, colunas, tabelas e formatação do texto. Os 16 modelos prontos também facilitam a vida dos profissionais que precisam fazer relatórios, apresentações e folhetos de última hora. “É perfeito para qualquer profissional que não tem acesso ao seu computador, mas ainda precisa criar documentos com aparência profissional”, diz o diretor do CyberCoders. A versão em português disponível na App Store custa R$ 9,90.

DropBox
O DropBox é um aplicativo de armazenamento organizado para todos seus documentos na conhecida nuvem. Com ele, é possível transferir arquivos do seu celular para o computador ou vice-versa, assim você eliminará as chances de esquecer alguma apresentação ou relatório em casa ou de perder seu pen-drive. “Eu uso o aplicativo para transferir PDFs para meu computador, que podem ser facilmente encontrados depois por palavras-chaves”, ressalta o presidente da Business Consulting Lawrence Lerner, Lawrence I Lerner. O aplicativo é gratuito.

Continua depois da publicidade

Note Taker
Com o aplicativo gratuito você economizará os blocos de notas espalhados em sua casa, carro, bolsa, e claro, no escritório. O aplicativo nada mais é um bloco de notas infinito para você e permite escrever também para o iPad. Lerner acrescenta que tem centenas de páginas de anotações digitais que ele pode armazenar, pesquisar e criar documentos multimídia e compartilha-los.

“Ele também me permite assinar eletronicamente documentos. O aplicativo substituiu meus cadernos, canetas e lápis com muito mais flexibilidade e versatilidade”, diz Lerner.

Flipboard
Buscar e selecionar notícias diárias, como os jornais, revistas e sites da sua área de atuação, pode ser demorado. Maximize sua atualização diária de notícias e minimize seu tempo de busca baixando o Flipboard para Apple e Android.

O Flipboard cria uma lista personalizada de matérias mais compartilhadas dos seus meios de comunicação favoritos. Então, se você trabalha em uma indústria, pode optar por notícias sobre o setor, por exemplo.

Clean
O aplicativo disponível na App Store organiza suas tarefas pendentes com a opção de classificar com cores amarelo, laranja e vermelho cada atividade a ser realizada pelo grau de prioridade. “Isso me ajuda a descobrir o que eu tenho que fazer de forma mais rápida e prática”, diz o profissional Robbie Abed.

CheckList
Não perca tempo para tomar decisões pequenas para tenha mais calma em lidar com decisões mais importantes. O fundador da Sense of the Future, Bruce Kasanoff, diz que gosta do app CheckList pela sua simplicidade. O aplicativo permite a criação de listas de checagem para as tarefas mais importantes que você faz repetidamente. O aplicativo é gratuito.

Glympse
Tem reuniões fora da empresa com clientes e líderes de empresas? Então você não pode deixar de ter o Glympse. O app utiliza o sistema de geolocalização de seu aparelho para compartilhar o local com quem você quiser.

O sistema é simples e não precisa de cadastro. Ele pode te ajudar a saber onde está acontecendo a reunião e ter menos chances de errar o endereço. Tem versões para IPhone e Android e é gratuito.