Fundação de Jorge Paulo Lemann indica podcasts para aprender 5 idiomas

Escutar é fundamental no momento da aprendizagem de línguas estrangeiras  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Ter idiomas estrangeiros no currículo é vantagem competitiva indiscutível no mercado de trabalho cada vez mais globalizado. Ao mesmo tempo, escutar a linguagem falada em outras línguas é parte fundamental do aprendizado e do aperfeiçoamento para alcançar fluência.

A Fundação Estudar, do bilionário Jorge Paulo Lemann, criou uma lista de podcasts disponíveis online que podem ajudar no aprendizado ou aperfeiçoamento de linguagens estrangeiras. Confira:

Inglês

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

English as a Second Languague (ESL) Podcast tem como foco ensinar o inglês como uma segunda língua, com lições de vocabulário para diversas situações, como fazer compras no supermercado e pedir esclarecimentos em uma reunião de negócios. O conteúdo completo fica disponível por 15 dólares ao mês.

Um podcast excelente para ganhar prática no idioma é o da NPR (National Public Radio, nos Estados Unidos), que inclui entrevistas com nomes como Meryl Streep e programas de cinema, literatura e filosofia, como o Fresh Air, apresentado por Terry Gross. 

Famoso em todo o mundo, o podcast Serial tem duas temporadas contando histórias reais, com 12 episódios cada. Em 2014, a produção esmiuçou detalhes sobre a morte de Hae Min Lee, e a produção viralizou a ponto de um dos episódios, isoladamente, chegar a 80 milhões de acessos.

Continua depois da publicidade

Francês

Se você tem nível básico no idioma, uma boa opção é o Daily French Pod, que tem como base situações do dia a dia e explicações de gramática em cada história, para que o ouvinte entenda todos os aspectos do áudio. 

Para falantes nativos, o One Thing in a French Day é publicado três vezes por semana e também se apoia em situações comuns para auxiliar quem já tem níveis intermediário ou avançado. 

Espanhol

Apesar de próximo do português, o espanhol exige prática e treino da audição para os diferentes sotaques. O jornalista Felipe Galán Camacho produz o podcast Se habla español, com áudios de falantes de todo o mundo, como, por exemplo, Pedro Almodóvar falando sobre sua carreira no cinema. 

Para quem deseja ouvir um pouco de espanhol todos os dias, o Hoy Hablamos é uma boa opção. Os programas são publicados de segunda a sexta, têm duração de 10 minutos e tratam de temas interessantes como cultura pop. A transcrição completa de cada episódio também fica disponível. 

Italiano

Além de aprender italiano com o cinema da Itália, podcasts como o News in Slow italian são ideais para quem tem um nível básico e não consegue acompanhar as notícias na velocidade regular, uma ótima saída para aumentar o vocabulário.

Interessados em aprender sobre temas mais específicos e ainda aprender italiano podem ouvir o Podcast Brasil, programa gravado entre 2001 e 2017 com episódios disponíveis sobre cultura brasileira, porém falados em italiano. 

Alemão

Lições básicas e gramaticais, diálogos simples e versões gratuitas pelo iTunes é o que oferece o Coffee Break German, podcast ótimo para quem está começando a desvendar o idioma alemão. 

Outra boa opção é o Slow German, com episódios em temas como pontos turísticos da Alemanha, festivais típicos e o hino alemão, explicados em ritmo tranquilo.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney