Profissionais fluentes em espanhol recebem, em média, 29,72% a mais

Confira algumas dicas de como alcançar a fluência no terceiro idioma mais falado no mundo

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – O espanhol é o terceiro idioma mais falado no mundo e de acordo com pesquisa feita pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), com o aquecimento de algumas economias da América Latina, o domínio do espanhol tem se mostrado cada vez mais necessário.

Tanto que, segundos dados de agosto de 2014 da Catho, empresa especializada em recolocação profissional, um gerente fluente no idioma recebe em média 29,72% a mais do que um sem o conhecimento.

Além disso, um levantamento realizado em 2013 pela consultoria PageGroup registrou que apenas 9% dos executivos brasileiros possuem fluência no espanhol, sendo que São Paulo concentra o maior percentual de profissionais que falam espanhol (12%). Em seguida estão as regiões norte e nordeste (11,7%), Já o Rio de Janeiro e região sul do país (8,2%) e Minas Gerais (5%).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o diretor superintendente da Fundação Fisk, Elvio Peralta, ações e mudanças básicas na rotina diária podem facilitar o aprendizado do espanhol de forma significativa. “Mas para isso, o profissional que almeja se destacar no mercado de trabalho precisa ter planejamento, dedicação e muita disciplina para alcançar a fluência. Esses fatores são determinantes para àqueles que desejam chegar a posições de liderança”, explica.

Veja abaixo algumas dicas que podem ser inseridas no dia a dia:

Vivência
Para aprimorar o aprendizado e alcançar um nível de fluência é importante trazer para o dia a dia a cultura hispânica. Mas como fazer isso? A leitura de notícias, livros e revistas em espanhol, bem como o hábito de ouvir músicas de origem latina podem facilitar o convívio diário com o vocabulário, principalmente dos executivos que estão sempre com a agenda cheia e não têm muito tempo de estudar com tanta disciplina.

Continua depois da publicidade

Aplicativos bilíngues
Existe uma variedade de aplicativos para smartphones que auxiliam no aprendizado. A qualquer hora do dia e lugar, o profissional pode consultá-los para conhecer o vocabulário e algumas regras em espanhol do mundo corporativo.

Teleconferência
Os meios de comunicação são grandes aliados e estão ao alcance de qualquer executivo. Com um clique é possível iniciar uma teleconferência em espanhol de qualquer lugar do mundo. O executivo deve aproveitar as constantes reuniões de call para aprimorar o “escuchar” e “empezar a hablar”.

Viagens de negócios
Viajar para o exterior, além de ser bom, traz benefícios inigualáveis para o profissional, como todos já sabem. Mesmo as de reuniões de negócios, que muitas vezes são rápidas e cansativas. O profissional que tiver a oportunidade de viajar para países de língua latina deve aproveitar cada segundo e oportunidade para praticar em todos os lugares que passar, seja no táxi, no aeroporto, dentro do avião, na recepção, no hotel, no restaurante. Quanto mais exercitar mais seguro irá se sentir para aprimorar a língua.