Quase 2 milhões não sacaram abono salarial; veja como garantir o benefício

Segundo o MTE, são 20,7 milhões de pessoas com direito a receber o benefício de um salário mínimo. O abono já foi pago a 18,8 milhões de trabalhadores

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Mais de 1,9 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial PIS/PASEP do exercício 2012/2013. Segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), responsável pela política de pagamento do benefício, são 20,7 milhões de pessoas com direito a receber um salário mínimo, R$ 678. 

Os profissionais que ainda não sacaram o benefício começam a receber neste mês correspondência do MTE, alertando para que se dirijam a uma agência da Caixa, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do PASEP, para efetuar o saque.

O ministério informou que o abono já foi pago a 18,8 milhões de trabalhadores, uma taxa de cobertura de 90,8% em relação ao total de trabalhadores identificados para o exercício. Ao todo, um total de R$ 11,5 bilhões em recursos provenientes do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) foram gastos com o pagamento do benefício.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No Sudeste se concentra o maior número de trabalhadores que ainda não sacou o benefício (983.732), seguido pelo Sul (319.267), Nordeste (281.928), Centro-Oeste(186.171) e Norte (133.235).

Quem tem direito
Têm direito a receber o benefício todos profissionais que já trabalharam com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior (2012), recebendo em média até dois salários mínimos.

Além disso, o trabalhador também precisa estar inscrito no PIS (Programa de Integração Social) ou no PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico) há pelo menos cinco anos (desde 2007, no mínimo) e ter tido sua relação empregatícia informada corretamente pelo empregador junto à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/2011).

Continua depois da publicidade

Os trabalhadores inscritos no PIS, que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada, também podem fazer o saque em Lotéricas, Caixa de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou PASEP.