Fechar Ads

Dados: O petróleo do mundo contemporâneo …

Seguradoras começam a enxergar demanda crescente para o seguro contra ataques cibernéticos, principalmente de empresas online e as que mesmo offline , trafegam grande quantidade de informações e dados.
Por  Rafael Monsores
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

As informações, hoje em dia, circulam num âmbito cada vez mais global através de dados de rede, gerenciamento de negócios, e-commerce, internet banking e organizações mundiais. São dados pessoais e corporativos que circulam livremente pela internet e cabe aos profissionais de TI protegerem essas informações em um ambiente tecnologicamente seguro. É um trabalho complicado e de muita responsabilidade, pois é preciso evitar que essas informações caiam nas mãos erradas sob forma de ataques cibernéticos.

Com o objetivo de proteger essas informações, algumas seguradoras estão inovando e criando um novo tipo de seguro, que é voltado para proteção de dados cibernéticos. O prejuízo de não proteger esses dados pode ser desastroso não só financeiramente, mas também moralmente, afinal, certas empresas possuem informações pessoais de muita gente.

Sofrer esse tipo de ataque está cada vez mais comum entre empresas online.  Muitos ataques são feitos a partir de spans, SQL injection ou Cross-site Scripting (XSS) e 13% das empresas já sofrem ataques que tiveram prejuízos passando de R$ 1bilhão. A cada ano cresce mais esse risco. Por exemplo, de 2014 para 2016, teve um aumento de 50% nos  ataques cibernéticos.

Em 2011, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) lançou a Política de Segurança da Informação e Comunicações (Posic) com o objetivo de “instituir diretrizes estratégicas, responsabilidades e competências, visando a assegurar integridade, confidencialidade, disponibilidade e autenticidade dos dados e informações da Susep, sejam eles estáticos ou em trânsito, contra ameaças que possam comprometer seus ativos, inclusive sua imagem institucional” e esse projeto criou interesse em todo o mercado de seguros, visando uma possibilidade de oferecer o serviço para clientes.

Por isso, hoje, algumas seguradoras oferecem coberturas contra riscos de informática. É preciso conhecer bastante as necessidades dos clientes e principalmente saber que tipo de riscos eles estão sujeitos, para que o seguro oferecido tenha capacidade de englobar a segurança total, sem deixar brechas.

Até a próxima!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe

Mais de Seguros e mercado

Seguros e mercado

De olho nos Millennials…

Seguradoras e corretores têm que rever suas práticas e estratégias de vendas, tendo em vista às grandes mudanças de comportamento de consumo, principalmente nas duas últimas gerações.
Seguros e mercado

Vem para o Clube!

Atenção especial para os Clubes de assinatura , modelo que fatura mais de US$ 10 bilhões por ano nos EUA, e que no Brasil começa a crescer e gerar números interessantes.