STOCK PICKERS NO AR Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Fechar Ads

Evolução da dívida pública brasileira desde 1978: um gráfico para você refletir

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Veja você mesmo, no gráfico elaborado pelo Terraço Econômico, como está a evolução da dívida pública brasileira...
Por  Terraço Econômico
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Economia em Pílula – uma dose de economia no seu dia | por Arthur Solow

Muita gente fala que a dívida pública brasileira está em patamar bem menor comparativamente a outros países, como os EUA e o Japão, por exemplo. Isso é verdade. Basta mencionar que muitos países europeus, os EUA e o Japão tem uma dívida superior que o próprio PIB (ou seja, uma relação superior a 100%.). A nossa, segundo a última informação disponível pelo Banco Central, em maio/16, é de 73%.

Contudo, como já falamos várias vezes por aqui [1], a trajetória ou evolução da dívida é muito mais importante que o estoque ou o número absoluto. Para avaliar esse indicador, vamos analisar a evolução da dívida pública desde 1978, com os respectivos presidentes do período.


Evolução da Dívida Pública (% PIB) - Brasil
Fonte dos Dados: FMI ajust./BCB/FMI. Link para os dados: https://goo.gl/oLtsL6http://goo.gl/J9LpNRhttp://goo.gl/kcrtWR.

Em relatório neste ano, o FMI projetou [2] que, em 2021, a dívida pública em percentual do PIB pode chegar a 92%. Notem, portanto, que seria o segundo valor mais alto da série, só ‘perdendo’ para 1989, quando houve uma maxidesvalorização da moeda nacional.

E o ajuste fiscal vai sendo adiado… adiado… adiado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas não se preocupe: a conta irá chegar (e com juros).

arthur-assin

Notas

[1] Ver este, por exemplo: http://goo.gl/CuyJzO

[2] http://goo.gl/NIa7nJ

Terraço Econômico O Terraço Econômico é um espaço para discussão de assuntos que afetam nosso cotidiano, sempre com uma análise aprofundada (e irreverente) visando entender quais são as implicações dos mais importantes eventos econômicos, políticos e sociais no Brasil e no mundo. A equipe heterogênea possui desde economistas com mestrados até estudantes de economia. O Terraço é composto por: Alípio Ferreira Cantisani, Arthur Solowiejczyk, Lara Siqueira de Oliveira, Leonardo de Siqueira Lima, Leonardo Palhuca, Victor Candido e Victor Wong.

Compartilhe

Mais de Terraço econômico