Fechar Ads

Divergência com a Caixa faz Wiz despencar 15%: barganha ou risco real para ‘queridinha das seguradoras’?

Mais uma vez, Wiz sofre na bolsa com negociações com a Caixa - desta vez, instituição disse que a seguradora não terá exclusividade em novo acordo com a CNP
Por  Lara Rizério
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

SÃO PAULO – Mais um balde de água fria em uma história que já gera muitas questões sobre uma das empresas que já foi um dia a “queridinha das seguradoras”, mas que vem sofrido ultimamente com um imbróglio que a cada dia atinge novos desdobramentos – sendo o último deles muito negativo para essa ação. 

Trata-se da Wiz  (WISZ3) que, recebeu um novo comunicado da Caixa Seguradora mostrando contrariedade em relação a um documento divulgado no dia 29 de setembro pela companhia e fez a ação chegar a cair mais de 15% nesta sessão, chegando na casa dos R$ 12,00 (para uma ação que era vista por gestores com potencial de chegar aos R$ 35,00). 

Vamos aos comunicados. No dia 29 de setembro, a Wiz afirmou que, “conforme estabelece o nosso acordo de acionistas, a exclusividade outorgada à Companhia está vinculada, fundamentalmente, a existência de parceria comercial entre a Caixa Econômica Federal e a CNP Assurance S.A., conforme alterada de tempos em tempos. Desta forma, alterações nas condições e estruturas jurídicas que preservem a parceria comercial entre estas entidades preservarão também, por consequência, a exclusividade da companhia para distribuição, intermediação e comercialização dos produtos que permanecerem sob as condições da eventual nova parceria em questão.”

Black Friday InfoMoney: sua única chance de comprar nossos cursos com 50% de desconto

Contudo, esse não foi o entendimento da Caixa Seguridade. Ela afirmou na noite de ontem que  “a obrigação ali disposta [acordo de acionistas da companhia] diz respeito às subsidiárias da Caixa Seguros e a CAIXA e não abrange eventual a nova joint venture formada pela CNP por meio de sociedade não controlada pela Caixa Seguros”. 

Mas por que esses comunicados divergentes levaram a tal derrocada da ação WIZS3 nesta terça-feira? Para tanto, é importante ir para o início da novela entre a Wiz e a Caixa (você pode ver a história completa clicando aqui). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundada em 1973, a Wiz (antiga Par Corretora) é uma corretora com foco no modelo de “bancassurance”. Trata-se da parceria ou relacionamento entre um banco e uma seguradora, onde esta usa o canal de vendas do banco para vender os produtos de seguros. No caso da Wiz, a parceria é com a Caixa Econômica Federal. A principal fonte de receita da Wiz é a venda de produtos de seguros da Caixa Seguradora (uma joint venture entre a francesa CNP Assurances e a Caixa) atrelados aos produtos financeiros da Caixa. E essa passou a ser a grande questão para a empresa. 

Receba os “Insights do Dia” direto no seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se.

O mercado passou a acompanhar, mais do que os ótimos números apresentados pela companhia, uma possível revisão do acordo entre a CNP e a Caixa. A sua rescisão significaria um grande revés para a Wiz, já que ela não seria mais a corretora exclusiva da Caixa Seguradora nas agências do banco, o maior em tamanho da base de clientes e que, na avaliação de diversos analistas, ainda não atingiu o seu pleno potencial. O contrato venceria somente em 2021, mas a manutenção desse era vista como crucial para as atividades da Wiz, principalmente porque o mercado “antecipa” esses eventos futuros nos preços atuais.

No final de setembro, a Caixa Seguridade e a CNP  comunicaram terem firmado um memorando de entendimentos, não vinculante, para a formação de uma nova sociedade que atuará nos ramos de seguro de vida, prestamista e previdência privada, com distribuição exclusiva na Caixa Econômica Federal. No mesmo dia, a Wiz afirmou que a sua exclusividade para distribuição, intermediação e comercialização de seguros e outros produtos da Caixa está vinculada à parceria comercial com a CNP Assurances. E é essa a interpretação da Wiz que está sendo contestada pela Caixa – fazendo com que a ação sofra tanto nessa sessão. Afinal, a Wiz previa que poderia ser afetada em alguns segmentos, mas seguiria com a exclusividade em outros abrangidos em nova acordo. Com a interpretação da Caixa, o cenário parece mais negativo – gerando mais dúvidas sobre o futuro da Wiz como corretora de seguros da Caixa. 

Contudo, apontam os analistas do BTG Pactual, o mercado não precificou totalmente o fato relevante da Wiz do final de setembro. A ação, por sinal, caiu mais de 5% em outubro, mostrando certa cautela com relação aos novos desdobramentos.

Barganha da Caixa?

Além disso, Eduardo Rosman e Thiago Kapulskis apontam que a Wiz ainda acredita que é seu “direito” ser a corretora exclusiva desta joint venture, mas a resposta da Caixa Seguridade pode significar que há outros planos para a corretora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dois desses planos estão em pauta: i) talvez a Caixa Seguridade queira excluir a Wiz do processo (algo que o BTG não acredita que acontecerá), ou ii ) irá explorar a situação para negociar melhores termos (o que é visto como mais provável).

Das receitas totais da Wiz, 20% provêm independentemente dos negócios com a Caixa (riscos especiais, Finanseg, entre outros), 50% provêm de seguros de vida e previdência (que passariam para a nova joint venture) e 30% provenientes do segmento imobiliário (um segmento que a Caixa Seguridade vai agora licitar para um novo grupo de seguros, com a CNP na corrida). Assim, com o novo comunicado da Caixa Seguridade, 80% das receitas da Wiz estão em risco (interpretação da Caixa Seguradora), e não 30% (segundo interpretação da Wiz em comunicado de 29 de setembro).  

De qualquer forma, o BTG Pactual ainda avalia que a Wiz continuará sendo a única corretora de seguros no universo da Caixa, uma vez que ela gera muito valor para a cadeia de seguros do banco: a Wiz possui 2 mil empregados (mais de mil assistentes de vendas nas agências da Caixa) na instituição, sendo totalmente operacional e possuindo o seguro CRM. Além disso, a Wiz tem como uma das principais acionistas a FENAE (Federação dos funcionários da Caixa).

“Mas o número de resultados potenciais é enorme e muito difícil de precificar. E com o passar do tempo, a probabilidade de resultados negativos parece estar crescendo”, ponderam os analistas do BTG.

Os analistas do banco lembram que o memorando de entendimento entre a CNP e a Caixa Seguridade não é vinculativo e eles ainda aguardam a sua conclusão para mais informações. Na visão deles, a joint venture ainda usará a Caixa Seguradora, mas com novas vendas na operação da joint venture. Se isso acontecer, a Wiz provavelmente seria a corretora exclusiva, mas potencialmente com taxas de comissões mais baixas. “Porém, até que algo aconteça ou haja um novo anúncio, tudo permanece ‘como está'”, apontam os analistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 Se o memorando de entendimentos não prosseguir, as negociações voltam à estaca zero. E se o processo de leilão se arrastar, levando em consideração que 2018 é um ano de eleição presidencial, a revisão do acordo pode levar ainda mais tempo.

Nesse cenário, a Wiz continua sendo a corretor exclusiva de todos os produtos. “Após os acontecimentos recentes, este parece o melhor cenário para Wiz no curto prazo”, apontam os analistas que ressaltam, contudo, que o viés para o papel está menos construtivo.

Gostou desta análise? Clique aqui e receba-as direto em seu e-mail!

Lara Rizério Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.

Compartilhe

Mais de Thiago Salomão

Thiago Salomão

Os 6 rounds do histórico embate entre Marcio Appel e Rogério Xavier

De um lado, a gestora que teve uma das ascensões mais meteóricas da história do mercado brasileiro; do outro, uma gestora de 8 anos de história que de tanto sucesso teve que "se internacionalizar"; com princípios tão diferentes e opiniões distintas de investimento, os fundadores da Adam Capital e da SPX reforçaram uma lição valiosa para o público: não existe uma fórmula mágica de sucesso no mercado, muito menos "certo" ou "errado"