Nouriel Roubini avalia que possível alta no juro básico pelo BCE seria um erro

Economista ponderou que, caso o BCE aumente a taxa em abril, haverá um distanciamento entre as economias da região

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista à CNBC, o economista Nouriel Roubini avaliou que o BCE (Banco Central Europeu) não deveria elevar a taxa básica de juro da Zona do Euro nos próximos meses, pois causará em um distanciamento ainda maior entre as economias da região. 

Roubini destacou que a possibilidade de elevação da taxa de juro de referência é um “engano”, observando que a autoridade está se apressando nesta questão. A maior preocupação do economista é que com o aumento da taxa, as economias mais debilitadas da Zona do Euro ficarão ainda mais fracas em relação aos países mais fortes. 

De acordo com a matéria, Roubini indicou seu receio de que Portugal poderá precisar de ajuda tanto do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do programa de auxílio da União Europeia. Além disso, a situação da Espanha parece ser ainda mais preocupante, “acredito que o maior problema será Espanha, já que atualmente é grande demais para falir, mas grande demais também para salvar”, afirmou Roubini. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jean –Claude Trichet
A avaliação do economista acontece após o presidente do Banco Central Europeu, Jean –Claude Trichet, ter indicado que é possível que seja realizada uma alta no juros no mês de abril, “uma elevação é possível, mas não certa” afirmou Trichet. Vale lembrar que na última sessão, a autoridade manteve pelo 23º mês consecutivo a taxa básica de juros em 1,00% ao ano.