Mídia alternativa: é possível garantir a imagem da sua empresa sem gastar nada

Atender bem um cliente, manter a organização e até mesmo criar laços de amizade pode se tornar um grande diferencial

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Se você pretende abrir um negócio você deve conhecer a importância da divulgação da sua empresa no mercado. Para isto, talvez você precisaria investir um certo dinheiro em mídia. Os valores variam de acordo com o veículo escolhido, como mídia impressa (revista, jornais) ou eletrônica (rádio, televisão, internet), ou veículo direto (mala direta, cartazes, faixas, outdoors).

Enfim, as possibilidades são muitas e o dinheiro investido, ainda que estejamos nos referindo às mídias mais baratas, também acaba pesando no orçamento da empresa. É fato que a ação de marketing da empresa não pode parar, caso contrário, corre-se o risco de cair no esquecimento e ser rapidamente substituído.

E então, o que deve ser feito? Algo muito simples, que pode manter, sem custo algum, o sucesso do seu negócio enquanto você capitaliza ao máximo a sua auto-propaganda para, aí sim, pensar em investimentos maiores, como anúncios em revistas ou rádio e quem sabe até mesmo contratar uma agência de publicidade.

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Mídia alternativa

Neste sentido, se você não tem o dinheiro agora para encarar o investimento no seu produto ou serviço, existe a chamada mídia alternativa, que não envolve custo algum, mas sim hábitos que devem ser incorporados pela sua empresa – aqui incluímos toda a equipe – e que podem trazer retornos bastante positivos.

O atendimento telefônico ao cliente, por exemplo, é uma questão de grande importância. Afinal, quem nunca desistiu de uma compra pelo fato de o vendedor ter desagradado o cliente com palavras? Outra situação: muitas vezes o cliente acaba comprando por impulso, devido ao excelente atendimento da loja. Se o caso for de um cliente insatisfeito, a empresa deve estabelecer políticas para convertê-lo em um consumidor regular, tomando as atitudes cabíveis e que, é claro, o deixe satisfeito.

A rapidez no atendimento é apreciada de uma forma geral pelos clientes de uma empresa, assim como contam positivamente atitudes simplistas como um sorriso, um cumprimento e entusiasmo no tratamento aos clientes. A criação de laços de amizade cria lealdade e incrementam a reputação do negócio, aumentando também a sua credibilidade. Nada pior do que visitar um ambiente onde impera a desorganização. A bagunça pode significar perda de clientes, o que significa que zelar pela imagem do seu negócio só tende a refletir quem você realmente é.

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Estas atitudes, aparentemente, podem parecer banais, mas pare e pense como um consumidor. Se você tivesse que comprar uma geladeira nova para a sua casa e precisasse escolher entre duas lojas com o mesmo produto pelo mesmo preço certamente optaria por aquela que passasse pelo crivo acima, não?