Dow Jones abaixo da barreira dos 10.000 pontos

Conteúdo do Portal InfoMoney - Editoria Mercados

Equipe InfoMoney

Publicidade

O índice Dow Jones ultrapassou a barreira psicológica dos 10.000 pontos, operando em queda de 3,41% e alcançando 9.940,34 pontos. A última vez que o mais antigo índice acionário norte-americano havia ficado abaixo deste patamar foi em outubro de 2000. Todas as 30 ações que compõem o índice estavam operando em queda nesta quarta-feira.
A bolsa de Nova York está sendo constantemente afetada pelas fortes quedas da Nasdaq e pelos profit warnings de empresas como Motorola e Cisco, por exemplo.
Outro fator que afetou negativamente o mercado hoje foi a redução da classificação de 19 bancos japoneses por parte da agência de “rating” Fitch, além da queda generalizada nas bolsas européias, puxadas pelas ações de bancos e pelos rumores de anúncio de profit warning da finlandesa Nokia, a maior fabricante européia de equipamentos de telecomunicações.
O mercado agora acredita que o Fed cortará a taxa de juros em até 0,75 ponto percentual na reunião do próximo dia 20. Porém, a hipótese de corte nos juros antes da reunião não pode ser descartada, sobretudo caso as perdas verificadas na segunda-feira e hoje se repitam.

Tópicos relacionados