Cartórios brasileiros devem ser integrados via internet até dezembro

População poderá pedir e receber documentos pela rede; número 0800 fornecerá assessoria jurídica de graça

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Todos os cartórios do País estarão interligados pela internet até o final de 2005. A novidade foi anunciada pelo presidente da Associação dos Notários Registradores do Brasil (Anoreg), Rogério Portugal Bacellar, durante uma entrevista para a Rádio Nacional na última semana.

De acordo com ele, o sistema integrado, que funciona atualmente em 11 estados, vai permitir que a população solicite e receba documentos registrados em tabeliões de outras regiões com mais rapidez.

Fim das filas

Com a mudança, a requisição de um documento poderá ser realizada pela web, de qualquer computador. Assim, as pessoas poderão receber o registro solicitado em casa ou no trabalho, não sendo mais necessário, portanto, ter que enfrentar as longas filas de costume.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O sistema terá certificação digital, o que deve garantir a segurança dos dados e dar absoluta credibilidade ao documento emitido.

Assessoria jurídica de graça

O presidente da Anoreg revelou também que até dezembro deverá ser oferecido um serviço de assessoria jurídica por meio de um número 0800 e pela internet.

O telefone contará com profissionais de Direito, que darão esclarecimentos sobre documentos necessários para comprar imóveis, além de informações referentes a registros de contrato, recebimento de dívidas em cartório de protestos e encaminhamento de papéis para casamento.