Cartão de débito ainda é meio eletrônico mais utilizado entre consumidores

Segundo pesquisa, ele é a forma de pagamento mais habitualmente utilizada por 66% dos possuidores de meios eletrônicos

Publicidade

SÃO PAULO – O cartão de débito ainda é o meio eletrônico mais utilizado entre as pessoas que possuem cartões.

Segundo pesquisa realizada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), juntamente com o Instituto de Pesquisa Datafolha, e divulgada nesta quarta-feira (20), essa forma de pagamento foi citada como a mais usada por 66% dos entrevistados.

Na comparação com 2009, contudo, o débito está perdendo espaço, já que no ano passado ele havia sido citado por 68% dos consumidores. Movimento parecido aconteceu com os cartões de loja, que detinham 36% das respostas no ano passado, contra 31% na pesquisa atual.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já o cartão de crédito cresceu, visto que passou de 60% para 64% das respostas.

Preferência
Embora o cartão de débito seja o mais habitualmente utilizado pelo consumidor, quando perguntados sobre qual a forma de pagamento preferida para fazer compras, ele divide a preferência com o cartão de crédito (25% cada), sendo que, no geral, 52% das pessoas preferem pagar suas compras com algum meio eletrônico.

Por faixa de renda, a preferência pelo pagamento por meios eletrônicos nas classes mais favorecidas é ainda maior, atingindo 63%, contra 44% da C e 28% da DE.

Continua depois da publicidade

Por tipo de cartão, o cartão de crédito, por exemplo, é o preferido por 29% das pessoas da classe AB e 22% da classe C. No que diz respeito ao dinheiro, ele é o meio de pagamento que possui a preferência entre os consumidores da classe DE, 67%, conforme tabela a seguir:

Preferência por classe social
Meio eletrônico AB C DE
Cartão de débito 33% 17% 13%
Cartão de crédito 29% 22% 11%
Dinheiro 33% 53% 67%