Atenção: Contrato de dólar futuro que passa a ter mais liquidez é o de final H; saiba mais

O investidor que acompanha as cotações de dólar futuro na BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) deve passar a acompanhar o "DOLH17" a partir de hoje

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Esta terça-feira (31) marca o último dia de negociação dos contratos de dólar futuro referentes a fevereiro. Com isso, os contratos com vencimento em março passarão a ter maior liquidez a partir de hoje. Clique aqui para ver as cotações do mercado futuro. 

Por isso, o investidor que acompanha as cotações de dólar futuro na BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) deve passar a acompanhar o “DOLH17”, que vence no 1º dia útil de março. O “DOLG17”, referente a fevereiro, vencerá na próxima sessão (1º de fevereiro).

O que é dólar futuro?

O dólar futuro é um contrato negociado na BM&F e estabelece um acordo de compra e venda de US$ 50.000,00. Os contratos têm vencimento no primeiro dia útil de todos os meses do ano e são negociados pelo código “DOLXYY”, onde X é a letra que corresponde ao mês vigente e YY são os dois números que correspondem ao ano de negociação. A letra para cada mês de vencimento é: Janeiro (F), Fevereiro (G), Março (H), Abril (J), Maio (K), Junho (M), Julho (N), Agosto (Q), Setembro (U), Outubro (V), Novembro (X) e Dezembro (Z). O lote padrão de negociação deste derivativo é composto por 5 contratos.

Há também a negociação do “minicontrato” de dólar, que funciona da mesma forma, mas ele corresponde a um quinto do tamanho de um “contrato cheio”. O código de negociação é diferenciado sendo iniciado com a letra “W”. A negociação destes derivativos ocorre das 9h às 18h (horário de Brasília).

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers