Sexta-feira “nervosa”: as 6 imagens que explicam o salto de 2.000 pontos do Ibovespa hoje

O índice, que abriu a sessão em forte queda, atingindo os 58.092 pontos, mostrou intensa volatilidade em dois momentos: na divulgação do Payroll e na abertura das bolsas dos Estados Unidos

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Para quem abriu o home broker esta manhã e pensou que o dia já estava dado com o Ibovespa marcando queda de mais de 2%, teve uma grande surpresa com o passar das horas. O índice chegou a oscilar 2.286 pontos da mínima, atingida às 10h30 (horário de Brasília), até a máxima do dia (60.379 pontos). Nesta sexta-feira (2), o benchmark da Bolsa brasileira fechou em alta de 1,35%, a 60.310 pontos.  

Além da turbulência política, que ajudou a empurrar o mercado para os 58.092 pontos nesta manhã, os investidores reagiram a outros dois fatores: a tão esperada divulgação do Payroll, que provocou um efeito “montanha-russa” no índice, e a abertura das bolsas dos Estados Unidos (a reação do mercado pode ser vista nas 6 imagens disponíveis ao final desta matéria). 

A primeira turbulência do dia foi vista com a divulgação do Relatório de Emprego dos Estados Unidos, às 11h30 (horário de Brasília). O Ibovespa saltou 1.000 pontos após os dados. Por 5 minutos, o que o mercado possivelmente via era a revisão para baixo da criação de emprego do mês anterior, de 161 mil para 142 mil. A euforia, no entanto, não durou muito e nos 5 minutos que se seguiram o Ibovespa devolveu todo o terreno conquistado. A partir daí, a questão era outra: o número do mês vigente, novembro, que veio em linha com o esperado: 178 mil vagas, contra expectativa de 180 mil. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Na hora da divulgação, acredito que o mercado tenha se atentado mais ao número revisado de outubro, que caiu para 142 mil vagas, o que foi interpretado como uma notícia muito boa”, comentou o diretor da mesa de trade da Mirae Asset Corretora. O motivo disso é que uma retomada mais lenta da economia americana pode levar a uma postura mais cautelosa do Federal Reserve para alta de juros nos Estados Unidos. 

Passado uma hora do Payroll, contudo, o foco já era outro: a abertura da bolsa dos Estados Unidos, que trouxe um ânimo extra à Bolsa, que operava até então no negativo. Juntamente, os preços do petróleo no mercado internacional viraram para o campo positivo e ajudaram a puxar para cima as ações da Petrobras, que, na mínima do dia, atingiram queda de 4%. A Vale, que também operou no negativo nesta manhã, fechou em alta de 5%. “A virada dos preços de commodities lá fora acabou pressionando positivamente Petrobras e Vale, que puxaram o Ibovespa”, disse João Pedro Brugger, economista da Leme Investimentos. 

Por fim, os bancos também tiveram grande contribuição nessa oscilação do Ibovespa. Os papéis dos bancos, que pareciam dar continuação mais cedo à derrocada de ontem, viraram para o campo positivo nesta sessão. Ontem, essas ações foram pressionadas pelas preocupações com a Operação Zelotes e aumento de aversão ao risco no mercado. 

Continua depois da publicidade

Confira abaixo os 6 gráficos que ajudam a explicar o movimento do mercado hoje:

– Ibovespa Futuro

– Petrobras PN

Continua depois da publicidade

– Vale PN

– Itaú Unibanco

– Bradesco

Publicidade

– Preço do contrato futuro do petróleo WTI