Vale a pena investir  em fundos imobiliários com taxa Selic em 13,25%?

Analistas e gestores veem oportunidade de investimento

Por trás de toda a volatilidade das negociações em Bolsa, os fundos imobiliários escondem oportunidades de ganho de capital futuro e dividendos no presente

O Ifix, só neste primeiro mês, já perdeu mais de 4% e voltou a cair abaixo dos 3.000 pontos, depois de uma pequena recuperação em dezembro.

Isabela de Almeida, analista da Rio Bravo Investimentos, afirma que, mesmo neste cenário, o dividend yield médio do índice de fundos imobiliários é de 12,5% anual – pouco acima do valor da Selic antes do último ajuste.

O mercado imobiliário mostra bons números, com queda na taxa de vacância e aumento no preço de locação em lajes corporativas e logística, afirma Almeida.

Mesmo com fundamentos sólidos, as cotas dos FIIs estão sendo negociadas no mercado secundário com mais de 20% de desconto em relação ao valor patrimonial. Os “fundos de tijolos”, que investem em imóveis físicos, apresentam descontos ainda maiores, de até 25%.

BAIXE A PLANILHA GRATUITA!

✅Descubra o retorno com dividendos de uma carteira de Fundos Imobiliários; ✅Saiba quanto investir para receber a renda que deseja; ✅Veja quais combinações de Fiis pode te dar uma renda maior.

Calculadora  de Fundos Imobiliários

Trata-se do maior nível de desconto dos últimos seis anos, de acordo com a Rio Bravo Investimentos, ultrapassando os valores de março de 2020, quando o mercado teve uma forte queda devido ao lockdown da Covid-19.

“Para quem busca renda recorrente e ganho de capital no longo prazo, é um momento muito favorável para a entrada” — Isabela de Almeida, analista de Real Estate da Rio Bravo Investimentos

Para mitigar riscos, especialistas sugerem analisar cada fundo individualmente, focando na gestão e no fluxo de caixa “Fundos com imóveis de alta qualidade e contratos de locação atípicos tendem a ser mais resilientes em cenários de juros altos”, diz Jeff Patzlaff.