Vale a pena investir em fundos imobiliários com taxa Selic em 13,25%?
Analistas e gestores veem oportunidade de investimento
Por trás de toda a volatilidade das negociações em Bolsa, os fundos imobiliários escondem oportunidades de ganho de capital futuro e dividendos no presente.
O Ifix, só neste primeiro mês, já perdeu mais de 4% e voltou a cair abaixo dos 3.000 pontos, depois de uma pequena recuperação em dezembro.
Isabela de Almeida, analista da Rio Bravo Investimentos, afirma que, mesmo neste cenário,o dividend yield médio do índice de fundos imobiliários é de 12,5% anual – pouco acima do valor da Selic antes do último ajuste.
O mercado imobiliário mostra bons números, com queda na taxa de vacância e aumento no preço de locação em lajes corporativas e logística, afirma Almeida.
Mesmo com fundamentos sólidos, as cotas dos FIIs estão sendo negociadas no mercado secundário com mais de 20% de desconto em relação ao valor patrimonial. Os “fundos de tijolos”, que investem em imóveis físicos, apresentam descontos ainda maiores, de até 25%.
BAIXE A PLANILHA GRATUITA!
✅Descubra o retorno com dividendos de uma carteira de Fundos Imobiliários;✅Saiba quanto investir para receber a renda que deseja;✅Veja quais combinações de Fiis pode te dar uma rendamaior.
Trata-se do maior nível de desconto dos últimos seis anos, de acordo com a Rio Bravo Investimentos, ultrapassando os valores de março de 2020, quando o mercado teve uma forte queda devido ao lockdown da Covid-19.
“Para quem busca renda recorrente e ganho de capital no longo prazo, é um momento muito favorável para a entrada”— Isabela de Almeida, analista de Real Estate da Rio Bravo Investimentos
Para mitigar riscos, especialistas sugerem analisar cada fundo individualmente, focando na gestão e no fluxo de caixa. “Fundos com imóveis de alta qualidade e contratos de locação atípicos tendem a ser mais resilientes em cenários de juros altos”, diz Jeff Patzlaff.