Quais sanções a Rússia sofreu até o momento?

A guerra entre Rússia e Ucrânia teve início na madrugada do dia 24 de fevereiro, quando a antiga União Soviética iniciou bombardeios na região de Donbass, no leste da Ucrânia.

Na tentativa de parar a ação militar, os Estados Unidos, União Europeia e outros países anunciaram uma série de sanções para enfraquecer as forças russas e obrigá-las a parar com os ataques. 

Até mesmo empresas como Adidas, Apple e Shell deixaram de investir no país como forma de punição pela invasão.  A seguir, separamos as principais sanções que a Rússia sofreu:

O Swift é um importante ecossistema financeiro que auxilia nas transações de vários bancos internacionais. Até o momento, sete bancos russos foram excluídos da plataforma.

Saída de bancos do Swift

Joe Biden anunciou que todas as transações com o Banco Central da Rússia estão proibidas, ou seja, os ativos russos presentes nos EUA estão imobilizados. 

Transações do Banco Central proibidas

A ação gerou forte reação do BC russo, que elevou a taxa básica de juros de 9,5% para 20% para conter a debandada de capital, mas mesmo assim não conteve a desvalorização do rublo em cerca de 30%.

Os Estados Unidos, a União Europeia e mais trinta países fecharam o espaço aéreo para impedir a entrada de aeronaves vindas da Rússia. O Canadá ainda bloqueou seus portos para navios russos.

Fechamento dos espaços aéreos

A Fifa oficializou o "cartão vermelho" para que a Rússia não dispute o principal campeonato de futebol do mundo - a Copa do Mundo do Catar de 2022. Todas as categorias, inclusive femininas e de base, não poderão disputar competições internacionais.

Copa do Mundo

Saiba mais sobre o tema nesta matéria do InfoMoney