O que são terras raras?

Brasil tem a segunda maior reserva dos minerais. Estados Unidos tem interesse na exploração

Segundo professor do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, Nilson Francisquini Botelho, as terras raras fazem parte de grupo de metais que são chamados de metais estratégicos e também de metais críticos. É um grupo de 17 elementos que está em diversos objetos. “Da tela do celular até o aparelho de ressonância magnética. Esses materiais são muito necessários para novas tecnologias e, com o avanço da energia eólica, a demanda principal do crescimento é em função disso”, detalha o professor.

Qual a definição de metais de terras raras? 

Aprenda a investir  em ouro

Descubra como investir com segurança e aproveitar as melhores oportunidades no mercado de ouro. Aproveite o acesso gratuito e transforme sua estratégia de investimento!

👇

O Brasil é o segundo maior produtor do mundo, atrás apenas da China. Essa vantagem estratégica poderia até servir como carta na manga em negociações sobre o tarifaço, já que os Estados Unidos – a maior economia do planeta – dependem fortemente desses minerais.

Qual o interesse dos EUA?

Segundo especialistas, investir em empresas do setor de mineração de terras raras não é para quem busca retorno rápido. E, no caso brasileiro, os desafios são ainda maiores. “O primeiro ponto de risco é o técnico/geológico. A princípio, não se conhece o que está debaixo da terra, então a incerteza é grande no início. Por isso, é necessário um investimento geológico robusto para se conhecer o subsolo”, disse Jéferson Silveira Martins, sócio-diretor da Silveira Capital, boutique de M&A e desenvolvimento de negócios de mineração. Depois dessa etapa, a empresa precisa levantar capital para construir a planta mineral, o que demanda tempo. Há ainda os trâmites ambientais, que no Brasil são complexos e imprevisíveis.

Vale a pena investir? 

A política fala. O InfoMoney traduz