Minerva Foods

De massa falida ao 'beef-desk', conheça a história da gigante da exportação de carnes

(BEEF3)

1991

A massa falida

Os irmãos Antonio, Edivar, Edvair, Ibar, Ismael e Izonel de Queiroz compram a massa falida do frigorífico Minerva, aberto em 1949 em Barretos, com capacidade para abater 500 cabeças por dia.

1992

Foco em exportações

Com 24 anos, Fernando Queiroz, filho de Edivar, entra na empresa e monta um plano para exportar carne. Na época, o Brasil ainda era importador da proteína. O mercado interno era bastante competitivo e informal.

1994

Carne em Hong Kong

A Minerva faz sua primeira exportação de carne, para Hong Kong. Enquanto luta para conquistar parceiros internacionais, foca em atender o pequeno e médio comerciante e restaurantes pequenos por todo o Brasil.

2007

BEEF3

A empresa abre o capital na Bolsa com IPO de R$ 370 milhões. Fernando assume a presidência. A companhia compra dois frigoríficos e constrói uma fábrica para carnes processadas.

2008

Internacional

A Minerva compra um frigorífico no Paraguai, mas o mercado ainda tem dúvidas de seu modelo. JBS e Marfrig crescem mais rapidamente com o dinheiro injetado pelo BNDES.

2009

Beef desk

Edison Ticle, ex-trader e diretor de risco de grandes bancos, assume como diretor financeiro. Tem início o famoso “beef-desk”, a área de pesquisa e trading de gado da Minerva que tenta exaurir cada uma das variáveis à qual o negócio está sujeito.

2014

Crescimento

A empresa cresce sua capacidade de abate em 40% ao adquirir frigoríficos no Uruguai e abrir unidades em Mato Grosso e Minas Gerais.

2018

Athena Foods

Minerva consolida todas as suas operações internacionais sob a marca Athena Foods.

2020

Faturamento recorde

A empresa faz um follow-on de R$ 1,4 bilhão em janeiro. Apesar da crise do coronavírus, teve receita líquida e ebitda recordes em 2020, com foco na demanda chinesa e política de hedge cambial (controlada pelo “beef-desk”).

2021

Foco na Ásia

A Minerca companhia segue otimista com a demanda, sobretudo no sudeste asiático. Com forte investimento em dados, a Minerva diz que consegue monitorar a produção de suas fábricas em toda a América do Sul e adequá-la de acordo com o câmbio que oferece mais ganhos e onde a oferta de gado é maior.