Criptomoedas: como dar os primeiros passos no mundo dos ativos digitais

O que são criptomoedas? Genericamente, uma criptomoeda é um tipo de dinheiro totalmente digital que não é emitido por nenhum governo – como é o caso do real ou do dólar, por exemplo.

Embora o Bitcoin seja a moeda digital mais conhecida, o conceito de criptomoeda é anterior a ele.  Segundo o site Bitcoin.org, mantido pela comunidade ligada ao Bitcoin, as criptomoedas foram descritas pela primeira vez em 1998 por Wei Dai, que sugeriu usar a criptografia para controlar a emissão e as transações realizadas com um novo tipo de dinheiro. Isso dispensaria a necessidade de uma autoridade central, como acontece com as moedas convencionais.

Planilha de Controle Financeiro

GRÁTIS

Controle suas finanças e fique no caminho certo para atingir a independência financeira!

BAIXE A PLANILHA GRATUITA

Para que servem as criptomoedas? As três principais funções de uma criptomoeda são servir como: – meio de troca, facilitando as transações comerciais; – reserva de valor, para a preservação do poder de compra no futuro; – unidade de conta, para calcular os preços de produtos e serviços em função dela.

Variação de preço das criptomoedas Basicamente, o preço das moedas digitais varia segundo a boa e velha lei da oferta e da demanda.  Ou seja, nas épocas em que as criptomoedas ganham mais atenção, é normal que a sua procura aumente por parte dos investidores.  Isso acaba ampliando o volume de compras e, consequentemente, os preços tendem a subir.

Saiba mais sobre criptomoedas no InfoMoney.