Blockbuster: que fim levou a gigante de locação de filmes?

Uma das maiores cadeias de locadoras de filmes do mundo, a Blockbuster marcou uma era na forma como as pessoas consumiam entretenimento.

Fundada em 1985 por David Cook em Dallas, Texas, a Blockbuster surgiu em um momento em que o mercado de locação de filmes estava em ascensão.  O local foi projetado para oferecer uma experiência de compra organizada e atraente, com variedade de títulos.

BAIXE A PLANILHA GRATUITA!

✅Descubra o retorno com dividendos; ✅Saiba quanto investir para receber a renda que deseja; ✅Veja quais combinações de ações podem te dar uma renda maior.

Simulador de Dividendos

A empresa se expandiu rapidamente, abrindo milhares de lojas nos Estados Unidos e em países ao redor do mundo, como Canadá, Reino Unido e Austrália – e também no Brasil. Em 1997, a primeira loja da Blockbuster foi aberta em São Paulo.

No início dos anos 2000, serviços de locação de DVDs por correio, como a Netflix oferecia, tiraram a Blockbuster da época de ouro. Em seguida, o início do streaming também prejudicou a empresa.

Mesmo tentando se adaptar, a empresa entrou com pedido de falência em 2010 devido a dívidas crescentes. Em 2013, a Blockbuster anunciou que encerraria a maioria de suas lojas restantes e seu serviço de locação online.

Em 2020, apenas uma loja da Blockbuster permaneceu aberta em Bend, Oregon, que se tornou uma atração turística.

Veja mais sobre a Blockbuster no InfoMoney: