Ações da Valid são penalizadas por fraco resultado e chegam a cair 4,2%

Evidência de um período desafiador no terceiro trimestre pressiona papéis da companhia, em dia de alta do Ibovespa

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Depois da evidência de um período desafiador no terceiro trimestre, as ações da Valid (VLID3) caem forte no pregão desta quinta-feira (8), desconsiderando a arrancada do Ibovespa, que renova o ânimo após uma sessão negativo na véspera.

“Um trimestre para esquecer”, como aponta o analista da Coinvalores, Marco Aurélio Barbosa, e que penaliza as ações nessa sessão, que caíam 3,86% às 12h46 (horário de Brasília), sendo cotadas a R$ 37,40 – uma das maiores quedas da bolsa -, enquanto o benchmark avançava 0,46% aos 58.637 pontos. Na mínima do dia, os ativos chegaram a recuar 4,24%, aos R$ 37,25. 

O 3º trimestre foi bastante desafiador para a Valid e a prova disso estão nos resultados fracos apresentados no período, disse Barbosa, em relatório. “Salvo sistemas de identificação, todas as divisões vieram com queda em receita e margem”, aponta.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, ele acredita que no consolidado do ano haverá crescimento de dois dígitos em todas as divisões, desconsiderando apenas a Valid certificadora, que terá apenas seis meses de atuação ao final deste ano. 

Um dos impactos negativos nesse trimestre, avalia, veio da turbulência vivida pelo setor bancário que tem sido “alvo” do governo na busca de reduzir o spread para chegar no patamar “ideal”. Essa situação, comenta, afetou a quantidade de cartões emitidos, assim como na substituição dos cartões magnéticos para cartões com chip. Além disso, houve queda no lucro líquido em reflexo do resultado operacional ruim somado a elevação de despesas e resultados financeiros negativo, argumenta.

Apesar do resultado, recomendação é compra
A corretora, no entanto, segue com recomendação de compra para os papéis, ainda que estas tenham apresentado relevante alta em bolsa no ano, de mais de 80%. “Aliado ao crescimento e rentabilidade, avaliamos a Valid como ótimo opção também para investidores com perfil defensivo e voltado a ganhos através de proventos”, disse o analista.